Os gestores das 147 escolas da rede municipal de ensino participaram nesta segunda-feira, 20, de reunião com o secretário de Educação, José Antônio Pereira, na Escola Municipal Luís de França Moreira, Nova Imperatriz. Encontro tem a finalidade de alinhar processos e apresentar a situação orçamentária do Município.
Na oportunidade, o secretário deixou claro que “seguimos a lei orçamentária que ainda não foi apreciada pelas comissões na Câmara de Vereadores, mesmo tendo sido entregue em setembro de 2019 e, agora, em janeiro, é que foi devolvida para que fosse incluída as emendas impositivas. Contudo, poderia ter sido feito emenda e aprovado o projeto. Se a Secretaria não tivesse estoque ou contratos com orçamento do ano anterior, não sería possivel dar início ao período letivo”, declarou José Antônio.
As informações sobre o orçamento do município foram expostas para que os educadores tenham conhecimento que a gestão está arcando com suas responsabilidades, mas que existem limites de gastos, no qual trabalha-se dentro de uma norma administrativa.
Além disso, foram abordados aspectos sobre a gestão das escolas, com orientação a respeito do material escolar de uso individual do aluno, servidores a disposição, situação estrutural das escolas, redução de carga horária e merenda escolar.
Para gestora da primeira Escola de Educação Bilíngue para Surdos do Maranhão e segunda do Brasil, Maria Ivanilde Oliveira, a reunião foi esclarecedora.