Investimentos do Governo do Estado no interior do Maranhão levam mais qualidade de vida às pessoas
Política
Publicado em 18/01/2020

Foram mais de R$ 81 milhões investidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) nas regiões Sul, Leste e Centro, somente no último ano. São obras distribuídas em reforma de estruturas físicas ou construção de rodovias, na área da saúde, educação e esporte e lazer. Iniciativas que levaram a população do Maranhão mais qualidade de vida.

Em rodovias, são mais de 200 quilômetros de asfalto, contemplando a MA-270, de Sucupira do Norte a Pastos Bons, no Leste; a 012, entre Barra do Corda a São Raimundo do Doca Bezerra; a 272, de Barra do Corda a Fernando Falcão e a MA-275, entre Sítio Novo e Amarante, na região central.

São estradas estratégicas, que tiraram comunidades do isolamento, impulsionaram a economia e colaboraram para interligar diversas regiões do estado. “Aqui não prestava. No inverno ninguém andava porque não tinha estrada. A gente vivia ilhado. Agora melhorou muito, toda hora tem carro”, contou o lavrador Deusdete Pereira, morador de Sucupira do Norte.

No esporte, foram seis cidades contempladas. João Lisboa e Amarante receberam um Complexo de Esporte e Lazer, com estrutura completa, com espaços como administrativo, playground, banheiros, ginásio, ciclovia, estacionamento, pista de caminhada e área de ginástica.

Teve também reforma e modernização de praças públicas que abrangeu São Francisco do Brejão, João Lisboa e São João do Paraíso. O secretário Clayton Noleto disse que “as obras de lazer são importante por possibilitar que as pessoas se integrem”. Para ele, o investimento em espaços públicos de lazer democratizam o entretenimento e melhoraram a qualidade de vida das pessoas. Em Imperatriz, houve a reforma e climatização do Centro de Convenções, a revitalização do Calçadão e da Avenida Bernardo Sayão, que agora tem uma pista de ciclismo e outra de caminhada.

Calçadão de Imperatriz foi entregue pelo Governo do Estado totalmente revitalizado (Foto: Janaína Amorim)

Na saúde, o investimento contempla as cidades de Imperatriz, Carolina, Lajeado Novo, Senador La Rocque e Buritirana. As obras atendem as cidades sedes e mais as vizinhas, descentralizando o atendimento, o que proporciona mais qualidade no acolhimento as pessoas que precisam de assistência médica.

Na parte da educação, Açailândia recebeu um Núcleo de Educação Integral de Ensino Médio, o Lourenço Galleti. O espaço é amplo e moderno. Dispõe de alas de descanso, grêmio, matemática, sala multifuncional, de recursos audiovisuais, de idiomas, artes, artes marciais, biblioteca, informática, sala para professores, além de laboratórios de Física; Matemática; Robótica; Química; Biologia, quadra poliesportiva, auditório, vestiário, quatro salas temáticas, secretaria, coordenação, ambulatório, almoxarifado e pátio.

Campestre foi beneficiado com a reforma e adequação da Escola Valentim da Silva Aguiar, que abrangeu a parte elétrica, hidráulica, piso, telhado, paredes das sete salas de aula, depósitos, secretaria, laboratório de informática e uma biblioteca nova. Outra novidade é que toda a estrutura foi adaptada para receber pessoas com deficiência física, proporcionando mais inclusão social.

Governo entrega MA-272, que liga Barra do Corda a Fernando Falcão (Foto: Janaína Amorim)

Em Senador La Roque, o município contou com a construção do Centro de Ensino Salomão Cury-Rad, com 10 salas de aula, sala de professores, informática, diretoria, arquivo, secretaria, almoxarifado, além de cozinha, área de serviços, vestiários, pátio central e cisterna. A iniciativa atende a mais de 800 estudantes.

O Programa Escola Digna também teve forte presença na Região Tocantina. Foram 25 unidades, sendo sete concluídas e 18 em execução. Foram contempladas as cidades de Fernando Falcão, Jenipapo dos Vieiras, Barra do Corda, Itaipava do Grajaú, Arame, Amarante, Montes Altos, Itinga, São Francisco do Brejão, Formosa da Serra Negra e Grajaú.

Comentários