Na manhã desta quarta-feira, 15, na sala de reunião dos órgãos Colegiados do Ministério Público do Maranhão, na Procuradoria Geral de Justiça, em São Luís, o procurador-geral de justiça, Luiz Gonzaga Martins Coelho, foi condecorado com a medalha Ordem do Mérito Batalhão Suez das Nações Unidas, no grau ouro. A comenda foi proposta e entregue pelo coronel Egídio Augusto Amaral Soares.
A Associação Brasileira de Integrantes do Batalhão Suez é formada por militares que atuaram na década de 1957 a 1967 na Força de Paz das Nações Unidas que esteve no Oriente Médio.
A medalha Ordem do Mérito Batalhão Suez das Nações Unidas é entregue a militares e civis que se destacaram por suas contribuições sociais e a instituições que promovem ética e moral no âmbito nacional e internacional.
Na solenidade, o coronel Egídio Augusto Amaral Soares salientou a importância do Ministério Público do Maranhão para o fortalecimento da sociedade e a contribuição do gestor da instituição para o alcance dos objetivos democráticos. “É uma forma de agradecer por todo o trabalho e compromisso. Nós queremos ser bem recebidos, queremos respostas para nossas cobranças. E é isso que o Ministério Público do Maranhão faz.”
Para Luiz Gonzaga Martins Coelho, a insígnia traz ainda mais compromisso com seus deveres institucionais. “Esta e todas as honrarias não pertencem somente a mim. Eu quero dividir com o Ministério Público. Pois foi em decorrência da minha atuação nesta instituição que, embora cumprindo com o meu dever, foram concedidas”, finalizou.
Da Administração Superior do MPMA participaram o coordenador do Programa Memória, Teodoro Peres Neto; o diretor da Escola Superior do Ministério Público, Márcio Thadeu Silva Marques; o diretor-geral da Procuradoria Geral de Justiça, Emmanuel Guterres Soares; e a chefe de gabinete do PGJ, Fabíola Fernandes Faheína Ferreira.
Além das autoridades, participaram da cerimônia integrantes e ex-integrantes das Forças Armadas do Brasil, Polícia Militar do Maranhão e convidados.