Atendimento no Hospital Macrorregional Drª Ruth Noleto realiza consultas de triagem para cirurgias oculares
A catarata e o pterígio são doenças oculares que podem ser corrigidas também com cirurgias. Nos dois casos, a indicação médica é necessária e ocorre quando há perda excessiva na visão. Para garantir a qualidade de vida dos pacientes, o Hospital Macrorregional Drª Ruth Noleto, em Imperatriz, fará 160 consultas de triagem para cirurgias das doenças no sábado (11), a partir das 8h. Os pacientes já estão agendados para atendimento.
“A consulta é a primeira etapa do mutirão. Nossos profissionais vão avaliar os pacientes, que já foram regulados pelas secretarias municipais de saúde, para definirmos as necessidades reais e listar quem tem condições de fazer o procedimento. Posteriormente, vamos fazer as cirurgias. A previsão é iniciar os procedimentos em fevereiro”, informou o diretor clínico do hospital, Wesley Garcia.
Os atendimentos terão início às 8h, por ordem de chegada. Como o público é prioritariamente idoso, a unidade organizou as equipes para agilizar os atendimentos, com o envio antecipado das documentações dos pacientes. Na triagem, os pacientes farão eletrocardiograma, hemograma, glicemia em jejum, coagulograma, biométrica ultrassônica, microscopia especular e mapeamento de retina.
Os pacientes são provenientes dos 43 municípios atendidos pelo Hospital Macrorregional Drª Ruth Noleto.
Os mutirões de triagem tiveram início em dezembro, quando 226 pacientes passaram por consulta. Os atendimentos foram viabilizados com recursos de emenda parlamentar, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), destinada pelo deputado estadual Professor Marco Aurélio. Uma terceira etapa, com mais 140 consultas, deve acontecer também este mês.