Primeiro foi a construção de uma rede de hospitais de alta complexidade (que cuida de atendimentos difíceis) em todas as regiões do Maranhão. Depois, veio a entrega de serviços mais especializados, como centros de hemodiálise e tratamento dentário. Em seguida, foi feita a ampliação da rede em geral. E o próximo passo envolve a maior obra do Estado já feita na Saúde.
Essa tem sido a trajetória da rede estadual de Saúde no Maranhão desde 2015. “Tivemos uma grande conquista, que foram os hospitais macrorregionais. Antes, não havia uma rede de alta complexidade. Nós concluímos, abrimos a porta e mantemos todos os meses, pela primeira vez, uma rede de hospitais de alta complexidade. Vamos continuar esse processo em 2020”, diz o governador Flávio Dino.
Desde 2015, o Governo do Maranhão entregou dez grandes novos hospitais. No interior, são os Hospitais Macrorregionais de Chapadinha, Imperatriz, Caxias, Balsas, Bacabal, Pinheiro, Santa Inês e a Maternidade de Colinas
Na capital, são o Hospital de Traumatologia e Ortopedia (HTO) e o novo Hospital do Servidor, cuja segunda etapa começou a funcionar em 2019.
Foram diversas entregas em 2019. A ampliação da rede incluiu, também, o novo Centro de Hemodiálise em São Luís e a expansão do serviço especializado para pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), no anexo do Centro Especializado em Reabilitação e Promoção da Saúde do Olho d’Água (CER Olho d’Água), na capital.
Além disso, a rede de atendimento e cuidados com recém-nascidos foi ampliada no mês de maio, com a entrega de dez leitos de UTIs neonatais no Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos.
Em dezembro, foi entregue o Hospital Municipal de Loreto, com obras e equipamentos financiados pelo Governo do Estado. A nova unidade integra a rede de atendimento de média complexidade na Região de Balsas.
Em São Luís, foi totalmente reformado e entregue o Centro de Reabilitação da Cidade Operária (CER tipo II), além da disponibilização de um novo tomógrafo no Hospital de Câncer do Maranhão.
A entrega de serviços especializados não se resumiu a 2019. Um exemplo é o Centro Sorrir, que presta atendimento odontológico gratuito, inaugurado há cerca de dois anos. Fica em São Luís, mas atende moradores de todas as regiões.
Hemodiálise
Entregue em 2019, o novo Centro de Hemodiálise de São Luís acabou com a fila de espera. A capacidade de atendimento na hemodiálise agora é 1.000% maior do que antes de 2015. O número de poltronas passou de 25 pra 226.
Além disso, também já foram instaladas alas de hemodiálise em Chapadinha e Pinheiro. Também há atendimentos em Bacabal, Caxias e Açailândia.
Novo salto
Novos hospitais e unidades serão entregues a partir de 2020. Dois deles devem se destacar como as maiores obras já feitas na Saúde do Maranhão.
Uma já está em pleno vapor: é o Hospital de Urgência e Emergência da Ilha. Na primeira etapa serão 212 leitos e na segunda, mais 180. Fica na avenida São Luís Rei de França, no bairro do Turu, na capital.
Também será feito o Hospital de Urgência e Emergência de Imperatriz. No início de 2020, começa a desapropriação do terreno, que fica ao lado do Hospital Macrorregional da cidade. Em seguida, será feita a licitação, para depois começar a construção.