Por volta de 12h deste domingo, 29, foi liberado um leito no Hospital Regional Aberlardo Santos, em Icoaraci, para a pequena Maria Gabrielly Nascimento que, conforme noticiado, aguardava o leito desde o último dia 25. A criança deve ser transferida ainda hoje para Belém, da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Capanema.
A menina tem quadro de edema de face e anemia, e precisa de transfusão de sangue e de avaliação por um médico hematologista. Antes de conseguir o leito, Maria Gabrielly, de apenas 3 anos e 8 meses, foi recusada por falta de leitos em pelo menos cinco hospitais do sistema de saúde do Pará, conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS).
Preocupado, o médico de plantão chegou a fazer contato direto com os hospitais informando o número do cadastro e a gravidade do quadro da crainça. “Já tentei PSM da 14, Santo Antônio Maria Zaccarias (Bragança), Saúde Center e toda rede SUS, e foi negado o atendimento por todos.
A criança tem intensa dor abdominal, anemia e palidez, precisa de transfusão e está piorando. É lamentável que um estado tão rico como o nosso não consiga internar um paciente com esse quadro”, lamentou o médico, no momento em que tentava a todo custo apressar a transferência, diante do quadro que se agravava.
Crédito: Agência Pará