Em Timbó, cidade localizada a cerca de 60 km de Blumenau, a manhã quente castigou os atletas que precisaram encarar o sol forte
A abertura do segundo bloco de competições nos Jogos Escolares da Juventude foi de bons resultados para os atletas do Tocantins. No Atletismo, Paulo Henrique Oliveira da Silva, da Escola Estadual Professora Augusta Vaz dos Santos Teixeira, de Combinado, foi longe e conseguiu uma vaga na final do Salto em Distância, na categoria 12 a 14 anos.
Em Timbó, cidade localizada a cerca de 60 km de Blumenau, local onde está a pista de Atletismo, a manhã quente castigou os atletas que precisaram encarar o sol forte como primeiro adversário para avançar nas competições. Mesmo assim, o atleta tocantinense conseguiu saltar para 5,66 m e avançou às finais da modalidade.
Mesmo com a marca garantida, o foco de Paulo Henrique se mantém firme. Insatisfeito com seu primeiro resultado, ele diz que vai tentar melhorar a marca na grande final. “Não fiquei feliz com minha marca. Espero poder melhorar para a final e buscar um bom resultado”, destacou.
Gilmar Matos, técnico da equipe de Atletismo, salientou a evolução de Paulo Henrique na prova. “Importante destacar que Paulo foi evoluindo dentro da prova. Ele começou tenso, mas aos poucos foi se soltando e conseguiu a vaga. Acredito que, se ele entrar tranquilo na final, poderá fazer um resultado melhor”, pontuou.
Nesta sexta-feira, ainda, iniciaram as competições nas quadras do Badminton, com as disputas simples na categoria 12 a 14 anos. O Tocantins costuma conseguir bons resultados nesta modalidade e a expectativa é por conquista de medalhas.
Jogos Escolares 2019
Repetindo a fórmula implantada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) em 2018, neste ano, os Jogos Escolares da Juventude também foram divididos em três etapas regionais – realizadas em Blumenau (contemplando os estados das regiões Sul e Sudeste, mais Mato Grosso do Sul e Goiás), Natal (contemplando os estados da região Nordeste) e em Palmas (com os estados da região Norte, mais Mato Grosso e Distrito Federal).
Já a etapa nacional vai até dia 29 de novembro, em Blumenau, que foi sede de uma das regionais. Na cidade catarinense, os atletas e equipes do Tocantins competem em 10 modalidades, sendo elas: Atletismo, Badminton, Basquetebol, Ciclismo, Ginástica Rítmica, Judô, Natação, Tênis de Mesa, Xadrez e Vôlei de Praia.
Philipe Bastos/Governo do Tocantins