Estudante da rede estadual de ensino de Taguatinga vence concurso de redação da CGU
12/11/2019 12:03 em Variedades

Com o trabalho “A falta de integridade está matando você”, Alana Alves Rodrigues destacou a importância da integridade moral na promoção da saúde psicológica

Cláudio Paixão/Governo do Tocantins 

A estudante Alana Alves Rodrigues, de 15 anos, da 1ª série do ensino médio, do Colégio Estadual Professor Aureliano, município de Taguatinga, foi uma das vencedoras do 11º Concurso de Desenho e Redação da Controladoria-Geral da União  (CGU) que, neste ano, trouxe o tema “Faça o que é certo, ainda que ninguém veja!”

Em seu trabalho, “A falta de integridade está matando você”, Alana Alves Rodrigues destacou a importância da integridade moral na promoção da saúde psicológica, assim como defendeu que as atitudes individuais refletem na sociedade que queremos. “O bem e a honestidade não começam com os outros, e sim consigo mesmo”, escreveu.

Para escrever é preciso ler. Essa foi a lição que Alana Alves Rodrigues aprendeu desde cedo. Orgulhosa, ela conta que lê uma média de três livros por mês. “Antes, eu lia muito mais, mas continuo lendo pelo menos três livros por mês. Gosto de ler sobre qualquer assunto e também procuro me inspirar nas citações de grandes filósofos”, pontuou.

Dedicada aos estudos, como ela mesma se define, Alana Alves Rodrigues sonha em terminar o ensino médio e ingressar em um curso superior de Psicologia. “Gosto dessa área, gosto de pensar como a mente humana funciona. Também é uma área que posso ajudar outras pessoas. E acho que isso é muito importante”.

A professora de língua portuguesa Lucidete José de Oliveira Santos foi quem orientou Alana Alves Rodrigues na construção do seu trabalho. Para ela, a conquista da aluna é como que uma conquista pessoal. “É a satisfação de missão cumprida, de ver o nosso trabalho dando resultado e contribuindo para a construção de sonhos”, apontou.

Há 10 anos atuando no Colégio Estadual Professor Aureliano, a professora já teve a oportunidade de viver outros momentos de emoção como esse. “Sempre gostei de incentivar os alunos a participarem de concursos como esse. Já tive aluno classificado no concurso de cartas dos Correios, na Olimpíada de Língua Portuguesa”.

Lucidete José de Oliveira Santos não poupou elogios a aluna vencedora do 11º Concurso de Desenho e Redação da Controladoria-Geral da União. “É uma aluna brilhante, focada, centrada nos estudos e muito dedicada naquilo que se propõe fazer. Acho que isso é fundamental para alcançarmos o que nos propomos a conquistar”.

Concurso

O 11º Concurso de Desenho e Redação, promovido pela Controladoria-Geral da União e seus parceiros, visa despertar nos estudantes o interesse pelos temas relacionados ao controle social, ética e cidadania, por intermédio do incentivo à reflexão e ao debate desses assuntos nos ambientes educacionais. O concurso selecionou e premiou os três melhores trabalhos produzidos por categoria. As categorias com trabalho do tipo “Desenho” e “Redação” fazem referência ao ano escolar do estudante.

COMENTÁRIOS