Tocantins: Estado inicia programa de educação ambiental para ensino fundamental
Política
Publicado em 12/11/2019

Governo do Tocantins por meio de parceria intersetorial inicia atividades de educação ambiental do Programa Pátria Amada Mirim (PAM) com alunos da Escola Estadual Entre Rios de Taquaruçu

 

Cleide Veloso/Governo do Tocantins

 

Com objetivo de capacitar crianças e adolescentes da rede pública de ensino do Estado para os desafios da sustentabilidade e formação de uma consciência cidadã por meio da educação ambiental, o Governo do Tocantins iniciou as atividades do Programa Pátria Amada Mirim (PAM) por meio de parcerias intersetoriais de órgãos estaduais.

 

Ao longo de três anos, o PAM será desenvolvido com o apoio do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e de Educação, Juventude e Esportes (Seduc), do Instituto de Desenvolvimento Rural (Ruraltins), do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar do Tocantins.

 

Nesta terça-feira, 12, a Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Naturatins apontou o trabalho de Educação Ambiental do Instituto, como um dos pilares de incentivo a proteção, preservação e conservação dos recursos naturais. No primeiro encontro com os alunos da Escola Estadual Entre Rios, além do diálogo sobre o bioma cerrado, a turma também realizou uma visita de campo para identificação das árvores, flores e frutos locais.

 

Para Warley Carlos Rodrigues, diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Naturatins, quanto mais cedo for iniciada a conscientização ambiental de crianças e adolescentes, maiores são as chances de alcançar a formação cidadã necessária à preservação dos recursos naturais que compõem os biomas do Estado. Com as contribuições do engenheiro Ambiental Maurício Araújo e do educador Ambiental Fábio Oliveira, na aula da última semana,  buscamos somar esforços ao empenho dos parceiros do Programa.

 

PAM

 

No dia 29 de outubro, o piloto do Programa Pátria Amada Mirim (PAM) teve início e deve alcançar cerca de 50 alunos da Escola Estadual Entre Rios. Para 2020 a estimativa é de que 5.500 crianças sejam beneficiadas em 40 municípios. Sob temas como, Cidadania e Meio Ambiente, Natureza e Sociedade, Mudanças Climáticas, o Programa se divide em duas linhas.

 

No PAM 1 o foco são estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental com aulas teóricas e lúdicas. Já no PAM 2 são os alunos das séries finais, com aulas teóricas e práticas em diversos espaços, incluindo viveiros. A participação acontece em horários alternados, para não interferir no turno escolar dos estudantes.

 

Execução

 

O projeto será executado por etapas, até contemplar os 25 mil alunos nos 139 municípios em três anos. Em 2021, o Programa beneficiará mais de 8,5 mil participantes em mais 40 cidades, totalizando 14 mil estudantes em 80 municípios. O PAM conta com o apoio do Governo Federal, por meio do Ministério do Meio Ambiente e da Educação. (Com informações Secom-TO)

Comentários

Chat Online