PRF intercepta transporte irregular de animais na BR-222 em Açailândia
Policial
Publicado em 16/01/2025

Condutores não portavam documentação sobre origem, destino e vacinação do gado

Com informações da PRF-MA

Cinco carregamentos de bovinos que estavam sendo transportados de forma irregular, sem documentação sobre sanidade, origem, destino e vacinação, foram apreendidos no km 667 da BR-222, no município de Açailândia nessa quarta-feira (15).

 

A primeira apreensão aconteceu por volta de meio-dia, quando os policiais abordaram um caminhão boiadeiro. No compartimento de carga havia 28 bovinos, sendo informado pelo motorista que o gado foi embarcado em Açailândia e seria entregue em Cidelândia. Perguntado sobre a Guia de Trânsito Animal (GTA) e Nota Fiscal, o condutor informou que não possuía os documentos. O condutor fez contato com o responsável pela carga e, depois, apresentou GTA, emitida em 15/01/2025, às 13h27min. Desta forma, configurou-se, em tese, o ilícito sanitário de transportar animal sem GTA.

 

O veículo, o condutor e a carga foram liberados, já que o órgão de fiscalização agropecuária não estava presente naquele momento.

 

Diante disso, após encerramento deste procedimento, será enviado o Boletim de Ocorrência Policial à Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED-MA) para apuração de transporte de animal sem documentação.

 

Segunda apreensão

Um segundo carregamento foi apreendido às 13h22min no mesmo local. A equipe abordou um caminhão boiadeiro que transportava 30 bovinos, sendo informado pelo motorista que o gado foi embarcado em Açailândia e seria entregue em outro ponto naquele mesmo município. O condutor informou que não possuía os documentos exigidos para o transporte. Após a apresentação do documento, o veículo, o condutor e a carga foram liberados.

Diante dos fatos, após encerramento deste procedimento, a documentação foi enviada à AGED-MA

Outros três carregamentos foram interceptados pelo mesmo motivo e só foram liberados após apresentação da Guia de Trânsito Animal e liberação pela AGED.

Comentários

Chat Online