Situação está prejudicando a saúde dos servidores, segundo a denúncia
Por AF Noticias
A denúncia aponta diversos problemas nas instalações da Unidade Penal de Augustinópolis, no Bico do Papagaio, e omissão da gestão local em não solucionar as falhas.
Conforme a denúncia, a unidade penal está tendo problemas elétricos diários há muitos dias, com constantes quedas de energia e excesso de aquecimento, chegando a quase pegar fogo.
Além disso, os três banheiros da instituição estão em péssimas condições, com chuveiro com resistência exposta e sem aterramento, instalação hidráulica exposta, ferrugem no suporte da pia e fechaduras improvisadas em madeira.
Fiação exposta
“Os alojamentos também estão horríveis. Eram dois alojamentos, mas usaram um para outra finalidade e tentaram comportar todos os servidores plantonistas em um espaço só”, frisa a denúncia.
Alojamento dividido
Nesse alojamento, segundo a denúncia, a gestão colocou beliches e dividiu o espaço com folhas de madeirite para acomodar os servidores plantonistas no horário de descanso, mas não existe cama para todos os servidores, pois o espaço é pequeno.
Em razão disso, após o expediente à noite, alguns servidores colocam colchões no chão da biblioteca, na sala de audiências, em cima da maca do consultório médico e até na sala da direção.
“Os servidores têm que procurar espaço para descansar em salas do setor administrativo, pois não têm alojamento adequado que comporte todos”, arremata a denúncia.
O descanso é necessário, tendo em vista que os servidores trabalham no regime 24×72, ou seja, são 24 horas consecutivas de trabalho seguidas por 72 horas de descanso compensatório.
“Essa situação está agravando a saúde dos servidores porque não tem o mínimo de dignidade durante o trabalho”, finaliza a denúncia.
O QUE DIZ O GOVERNO?
"A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), por meio da Superintendência do Sistema Penitenciário e Prisional, esclarece que os problemas denunciados na Unidade Penal de Augustinópolis, já estão sendo tratados de forma diligente e contínua.
Em relação às condições relatadas nos banheiros, a Seciju informa que as fechaduras foram substituídas e o chuveiro trocado. A Unidade passou por pintura há aproximadamente 5 meses. Além disso, todas as lâmpadas, inclusive nas celas, foram substituídas para garantir maior segurança e conforto aos servidores e internos, demonstrando o compromisso com a melhoria das condições da Unidade.
A Pasta ressalta que está empenhada em resolver quaisquer questões remanescentes a fim de proporcionar condições adequadas de trabalho e segurança para os servidores."
Chuveiro danificado
Porta com fechadura improvisada
Encanação exposta
Situação do banheiro
Porta sem fechadura