R$ 3 mil oferecidos no crime
Além do militar, outros dois homens foram presos em flagrante por corrupção ativa.
Um cabo da Polícia do Militar do Maranhão, identificado como Cb Jânio, e outros dois homens foram autuados em flagrante após subornarem um Tenente - Coronel pedindo apoio para um candidato da cidade de Peri Mirim.
Segundo informações policiais, o Cabo Jânio chegou ao Batalhão com mais dois homens identificados como Daniel Correia dos Santos e Wanderson Walann Galvão pedindo apoio para um grupo político do município e em troca receberia R$3 mil no momento e outras quantias se precisasse.
Em reposta, o Tenente Coronel informou que estava na cidade para manter a ordem pública durante o processo eleitoral, de maneira imparcial e que todas as coligações poderiam contar com o apoio da polícia militar em relação à preservação da ordem pública durante o pleito, e acrescentou ainda, que o apoio já estava sendo dado pela prefeitura.
Como estratégia para que outros policiais testemunhassem o crime, o Tenente Coronel chamou na sala outros três militares e contou que Daniel teria ofertado três mil reais para que a Polícia Militar ajudasse o grupo político e perguntou ao Daniel se era isso mesmo e ele respondeu: é isso mesmo.
Em seguida os dois homens e o Cb Jânio receberam voz de prisão por crime de corrupção ativa e foram levados à delegacia regional de Pinheiro, onde ficarão à disposição da justiça.
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou não compactua com qualquer conduta ilegal de seus agentes e que, além de responder criminalmente pelo ato, a Polícia Militar já instaurou procedimento administrativo para apuração da ocorrência. Ele foi afastado das atividades de rua e pode sofrer ainda as penalidades administrativas previstas em lei.
A SSP informa ainda que qualquer ocorrência de crime pode ser registrada em delegacias, que também atuarão em regime de plantão em todo o estado.