Visite o Bico do Papagaio: conheça os pontos turísticos mais visitados no extremo-norte do estado
09/07/2024 18:49 em Política

 Praia de São Francisco - Esperantina

Região tem diversos pontos turísticos e atrai milhares de pessoas no mês de julho.

Fonte: AF noticias/Foto-Marcioney Monteiro

- Além de todo o potencial agroindustrial e econômico do Bico do Papagaio, no extremo-norte do Tocantins, a região também conta com grandes atrativos turísticos por ser a região de transição entre o Cerrado e a Floresta Amazônica, rodeada pelos rios Tocantins e Araguaia, além de oferecer infraestrutura para garantir conforto, descanso e lazer.

 

O deputado estadual Amélio Cayres, que trabalha há 20 anos pelo desenvolvimento do Bico e é um grande apoiador do calendário turístico da região todos os anos, destacou alguns pontos que merecem a visita dos tocantinenses e dos turistas de todo Brasil. 

 

“A maioria dos atrativos da região ganha força neste mês de férias porque somos banhados pelos rios Tocantins e Araguaia, então são muitas praias bonitas para conhecer, com boa estrutura e atrações, percebemos que os investimentos dos municípios e do Governo do Estado estão cada vez maiores”, disse Amélio.

 

Esperantina

O último município ao norte do Estado é famoso por ter como beleza natural o encontro das águas dos rios Tocantins e Araguaia, tendo como ponto de partida a praia do Bacuri Grande. 

 

Araguatins

A praia mais visitada da cidade é a praia da Ponta, cercada pela floresta Amazônica, com areia branca e estrutura especial e grandes shows, especialmente no mês de julho. O acesso ao local é considerado fácil e pode ser feito de voadeira, saindo da Orla de Araguatins.

 

O município oferece também a Cachoeira do Salto. A cachoeira fica a 40 km de Araguatins, no povoado de Sítio Novo. O rio que desce na cachoeira é conhecido como São Martinho e possui quatro metros de quedas d´água, com trilhas íngremes ao redor que dão acesso a vários locais apropriados para saltos, além de ser um atrativo muito usado para prática de canoagem e caiaque.

 

Axixá do Tocantins

Já em Axixá, o ambiente turístico é diferente da maioria das cidades citadas, contando com um dos pontos turísticos mais famosos do Bico. A cidade é cercada por montanhas ao redor e conta com a Serra do Estrondo, que atrai turistas, trilheiros, amantes do voo de parapente e praticantes de rapel para competições nacionais.

Carrasco Bonito

A cidade não é beira-rio, mas conta com uma praia famosa pelo tradicional “Luau da praia”, geralmente realizado nos últimos dias de julho, além de Eco Bike, Futebol de Areia e a escolha da Garota Verão. A praia Salinas do Bico, há cerca de 13 km do centro da cidade, atrai visitantes de toda a região e estados vizinhos. 

 

Xambioá

Outra boa opção para conhecer é a cidade de Xambioá, banhada pelo rio Araguaia. A estrutura de veraneio acontece na Praia do Murici, uma ilha que atrai muitos turistas e praticantes de rafting e canoagem. 

 

Sampaio

A cidade é conhecida por dois pontos turísticos: a praia da Amizade e o balneário Tira Ressaca, com acesso facilitado de carro. Durante todo o mês de julho, os visitantes contam com estrutura montada e atrações musicais. 

 

São Bento do Tocantins

Na zona rural da cidade há uma beleza escondida chamada Cachoeira das Lajes. Localizada dentro da área de uma pousada, o espaço conta com chalés e área para acampamento. A água é rasa e gelada, além de ser atrativa para os trilheiros mais aventureiros.

 

Itaguatins

Outro lugar muito conhecido pelos biquenses, mas ainda pouco visitado pelos turistas de outras regiões do estado, é a cidade de Itaguatins, com dois pontos turísticos: a praia do Tio Claro e a praia Remanso dos Botos. Ambas as praias contam com estrutura montada para atender os visitantes, com restaurantes e atrações musicais. Os turistas que querem um pouco mais de aventura podem desfrutar da Cachoeira do Santo Antônio, banhada pelo rio Tocantins, com acesso de barco. 

 

São Miguel

Logo no início de julho, a cidade entra em ritmo de festa com um dos maiores eventos juninos do Bico do Papagaio: Arraia do Miguelão. O evento atrai turistas de toda a região e também do Maranhão, estado vizinho, e conta com comidas típicas, quadrilhas e grandes atrações nacionais.

 

Praia Norte - Praia São Francisco

O município de Praia Norte, a cerca de 640 km da capital tocantinense, também é banhado pelo rio Tocantins e conta com a Praia São Francisco, em frente ao centro da cidade. Os turistas e moradores também podem aproveitar a temporada de praia todos os anos, com shows e atividades esportivas.

 

Tocantinópolis 

A cidade tem uma história que envolve missionários religiosos e já alcançou no século XIX sucesso econômico, quando integrava a rota que ligava Goiás e o Norte do País. O babaçu foi um dos primeiros produtos explorados na região. Aqui, a Praia da Santa faz a alegria dos moradores da cidade e da vizinha Porto Franco, no Maranhão, além de grupos que se deslocam de outros estados.

COMENTÁRIOS