Indígenas do povo Karajá realizam ritual para celebrar passagem para vida adulta
Política
Publicado em 11/03/2024

Momento de luta corporal durante Hetohoky (Foto: Mazim Aguiar/Governo do Tocantins) 

Jornal do Tocantins

Evento reuniu aproximadamente três mil indígenas da região e contou com a presença de cerca de 300 visitantes na Ilha do Bananal durante o fim de semana

 

A aldeia Santa Isabel do Morro, localizada nas proximidades da divisa com Mato Grosso (MT) na região da Ilha do Bananal, foi palco de um dos eventos mais tradicionais do povo indígena Karajá: o Hetohoky, ocorrido no sábado (9) e domingo (10).

 

O evento reuniu aproximadamente três mil indígenas da região e contou com a presença de cerca de 300 visitantes. A informação foi divulgada pela Agência do Desenvolvimento Turístico, Cultura e Economia Criativa (Adetuc).

 

No próximo final de semana, nos dias 14 e 15, o ritual será realizado na Aldeia Macaúba, seguido pelos dias 22 e 23 na Aldeia Fontoura.

 

Conforme divulgado, o Hetohoky, que significa Casa Grande, os jovens a partir de 12 anos passam por uma cerimônia de transição para a vida adulta. Durante o ritual, os espíritos da mata, conhecidos como aruanãs, cercam a casa, entoando cânticos, vestidos com indumentárias feitas de palha de palmeira, decorados com adereços coloridos e penas, que representam os animais.

 

"A cerimônia é uma oportunidade para os adolescentes absorverem ensinamentos sobre as tradições e valores da cultura Iny, ministrados pelos aruanãs. Ao longo do evento, eles recebem lições de disciplina e respeito, participando de rituais simbólicos como banhos no rio, remoção de penas, cuidado com os cabelos e pintura corporal, simbolizando sua transformação em adultos guerreiros", compartilhou a assessoria.

 

A festividade contou com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot) e da Secretaria de Estado do Turismo (Setur).

 

Moradores de várias aldeias chegaram ao local em barcos de madeira e voadeiras atravessando o rio Araguaia.

festa

Festa do Hetohoky (Foto: Mazim Aguiar/Governo do Tocantins

 

Comentários