Capacitação será feita em parceria com o Centro Tático Aéreo (CTA) de Imperatriz
Publicado Por Dema de Oliveira
Essa capacitação é em parceria com o Centro Tático Aéreo (CTA), de Imperatriz, que vai instruir os agentes da GMI, em aulas práticas e teóricas
A preocupação com a qualificação dos seus agentes sempre foi uma realidade no dia a dia da Guarda Municipal de Imperatriz (GMI). E agora mais uma vez, a Corporação por meio do seu comandante, Valterly Barros Costa, promoverá uma capacitação, no sentido de preparar os servidores da Guarda Municipal de Imperatriz (GMI), para executarem o serviço Patrulha Ribeirinha, ou seja, realizar ações de patrulha preventiva nas águas navegáveis, dentro do perímetro urbano de Imperatriz.
Essa capacitação é em parceria com o Centro Tático Aéreo (CTA), de Imperatriz, que vai instruir os agentes da GMI, em aulas práticas e teóricas, acontecendo em sua maior parte na água (rio e em piscinas). Diante disso, se faz necessário o cumprimento de requisitos mínimos, para que o Guarda Municipal se voluntarie para essa capacitação, a saber: possuir noções básicas de flutuação e possuir noções básicas de natação do tipo crawl.
Os Guardas Municipais interessados em realizar esse curso, já que agirão como voluntários, tem até esta quarta-feira (28), às 14h, para se inscrever, presencialmente, no Quartel da GMI, com o Coordenador de Patrimônio da GMI, André, que está à disposição para sanar dúvidas acerca da capacitação.
O Comandante da GMI, Valterly Barros Costa, destacou a parceria entre a Guarda e o Centro Tático Aéreo (CTA). “Muito interessante essa parceria. A capacitação será importante, para que possamos executar ações preventivas ribeirinhas, e realizar patrulhas preventivas nas águas navegáveis do Rio Tocantins, no perímetro de Imperatriz. Essa capacitação vem somar com a GMI, para que ela atenda às necessidades dos outros órgãos de nossa cidade”.
A Guarda Municipal de Imperatriz, vinculada ao Gabinete do Prefeito Municipal, órgão de natureza permanente, é responsável pelas políticas de segurança urbana e prevenção da violência criminal, destinada à proteção de bens, serviços e instalações públicas municipais.
São princípios mínimos de atuação da Guarda Municipal de Imperatriz:
I - proteção dos direitos humanos fundamentais, do exercício da cidadania e das liberdades públicas;
II - preservação da vida, redução do sofrimento e diminuição das perdas;
III - patrulhamento preventivo;
IV – hierarquia;
V – disciplina;
VI – moral;
VII – ética;
VIII - compromisso com a evolução social da comunidade; e
IX – uso progressivo da força.