TJMA avalia avanços da obra de construção do novo fórum de Imperatriz
18/02/2024 10:51 em Política

Foto mostra presidente do TJMA, desembargador Paulo Velten, e desembargador Nilo Ribeiro, em pé, ao lado do proprietário da empresa responsável pelos serviços, Guilhermino Moraes

Por Juliana Mendes  Ascom/TJMA

Na ultima quinta-feira (15/2), o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Paulo Velten, acompanhado do desembargador Nilo Ribeiro, do diretor de Engenharia do TJMA, Maycon Murilo Pinheiro, e do proprietário da empresa responsável pelos serviços, Guilhermino Moraes, compareceu ao canteiro de obras do novo fórum da comarca de Imperatriz, objetivando avaliar os avanços e andamento da construção. 

 

Retomadas em junho do ano passado, as obras atualmente apresentam o percentual de aproximadamente 31%, de acordo com a Diretoria de Engenharia. 

 

O contratado Guilhermino Moraes informou que houve avanço nos serviços desde a última visita do presidente, ocorrida em 15/12, contando atualmente com 180 funcionários na obra. Ele informou que já foi executado 90% do serviço de infraestrutura elétrica; cerca de 40% da instalação de divisórias de paredes; execução das instalações de ar-condicionado em andamento, com dois blocos já com rede frigorígena.

Foto colorida mostra operários trabalhando em canteiro de obras do novo Fórum de Imperatriz. Eles usam farda laranja e usam capacetes de proteção.

Além disso, já foram assentados 3 mil metros quadrados de piso e houve avanço dos serviços de pintura. “Os serviços evoluíram bem. A tendência é continuar contratando. Vamos ampliar os nossos serviços agora, que vai ser serviço de pintura, de acabamento, pedreiros de revestimento, assentamento de bancada e dentro do menor prazo possível, a obra será entregue com qualidade para o tribunal”, pontuou.

 

O presidente do TJMA, desembargador Paulo Velten, considerou significativos os avanços dos serviços, observando as instalações elétricas, da área de informática e tecnologia, equipamentos de ar-condicionado, instalações contra incêndio, serviços concomitantes com a colocação dos pisos e divisórias internas. “Estamos com uma expectativa muito boa de que essa obra comece a tomar forma e se defina, com muita esperança que cresça ainda neste ano de 2024. Independentemente das gestões, o que nós temos é um Tribunal de Justiça comprometido com essa obra, fundamental para o funcionamento da Justiça de Imperatriz”, avaliou.

 

NOVO FÓRUM

Foto mostra prédios do novo Fórum de Imperatriz, em construção.

Prédios do novo Fórum de Imperatriz, em construção.

Com mais de 40 mil metros quadrados, a construção do novo fórum da comarca de Imperatriz, localizado no Residencial Kubitschek, contempla duas torres de seis pavimentos completas; uma torre com três pavimentos parcial, com dois salões do júri com 290 metros quadrados cada; seis elevadores; além de estacionamento e outros, estrutura que vai abrigar 20 unidades judiciais da comarca, com espaço para outras quatro.

 

A retomada das obras do novo fórum da comarca de Imperatriz ocorreu no dia 2 de junho de 2023. O custo inicial foi estimado em R$ 104 milhões, e a empresa vencedora da licitação apresentou um custo de R$ 98 milhões, o menor preço, com capacidade técnica de serviços atestada pelos engenheiros do TJMA.

 

A retomada das obras resultou de um acordo intermediado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a partir de um núcleo de mediação do Conselho, que teve a participação do TJMA e do Tribunal de Contas do Estado (TCE/MA).

Agência TJMA de Notícias

COMENTÁRIOS