Anac fecha 28 aeroportos privados; 2 são do Maranhão e 2 do Tocantins
Política
Publicado em 31/01/2024

A medida é permitida ainda se forem identificados riscos à segurança operacional ou de segurança da aviação civil

Agência Brasil

 

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) emitiu uma ordem de suspensão para o tráfego aéreo em 28 aeroportos e helipontos privados em todo o país, com nove desses localizados no estado de São Paulo.

 

Entre os locais afetados estão helipontos pertencentes a instituições como um importante banco na Avenida Paulista, em São Paulo, a sede de um grande jornal e uma emissora de televisão associada a um líder religioso evangélico.

 

O ato consta da portaria 13.708/2023, publicada na terça-feira (30) no Diário Oficial da União (DOU). Na portaria é possível ver a lista.

 

A exclusão do cadastro é baseada na Resolução 158 da Anac, de 13 de julho de 2010, que permite o ato administrativo quando o aeródromo ficar interditado por prazo igual ou superior a seis meses, ou decorridos 180 dias do vencimento da validade da inscrição no cadastro. 

 

A medida é permitida ainda se forem identificados riscos à segurança operacional ou de segurança da aviação civil, e ainda se forem noticiados conflitos com normas municipais, distritais, estaduais e federais em caso de aeródromo privado, bem como com as normas referentes aos órgãos ambientais.

 

(Com informações da Agência Brasil) 

Comentários