Homenagem a Flávio Dino está prevista para o dia 2 de fevereiro na Assembleia Legislativa do Maranhão; Dino assume vaga de ministro do Supremo no dia 22 de fevereiro.
Cinco deputados estaduais propuseram na Assembleia Legislativa do Maranhão, uma homenagem ao ex-governador e ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB), para a ocasião do reinício dos trabalhos no Legislativo.
Tratam-se de Carlos Lula (PSB), Othelino Neto (PCdoB), Leandro Bello (Podemos), Rodrigo Lago (PCdoB) e Júlio Mendonça (PCdoB). A homenagem se dá ao fato de Dino ir compor, a partir do dia 22 de fevereiro, a Corte do Supremo Tribunal Federal (STF).
A homenagem deverá ocorrer no dia 2 de fevereiro (sexta-feira), às 16h, no Plenário Nagib Haickel e contará com a presença de autoridades dos três Poderes constituídos no Maranhão, além de familiares e amigos do ex-governador.
Dino será homenageado pelo “trabalho desenvolvido na política partidária do Maranhão e do Brasil”.
Oficialmente, ele deixa o cargo de ministro da Justiça no fim deste mês. Isso por que no dia 1º de fevereiro quem assume o posto é o ex-ministro do STF, Ricardo Lewandowski.
Senado
Do dia 1º de fevereiro até o dia 21, ele deve assumir mandato no Senado Federal, como adiantou em recente entrevista coletiva em Brasília.
Será o prazo mais longo de trabalho na chamada Câmara Alta, uma vez que desde o início do governo Lula ele exerce a função de ministro da Justiça, no primeiro escalão do governo.
Depois disso, ele renuncia o cargo para o qual foi eleito em 2022, e segue para o Poder Judiciário. A então suplente, senadora Ana Paula Lobato (PSB), assumirá a vaga no Senado em definitivo, podendo exercer mandato por mais 7 anos.
Ana Paula é esposa do deputado estadual e ex-presidente da Assembleia Legislativa, Othelino Neto (PCdoB).