Inicialmente, Edinho Lobão assumiria o mandato de deputado federal em Brasília, substituindo Roseana Sarney durante sua eventual licença. Mas Lobão Filho afirmou categoricamente: “Nem se me derem os quatro anos completos do mandato eu não quero. Não quero mais nada com a política; já deu pra mim. Não me vejo mais naquela Câmara lá”.
Com as mudanças na estrutura do MDB no Maranhão, a entrada de Marcus Brandão como presidente e a saída do suplente João Alberto, a deputada Roseana Sarney deve solicitar uma licença de quatro meses.
Em sua sucessão, o primeiro suplente, Hildo Rocha, assumiria o cargo. Entretanto, Hildo Rocha, atual secretário executivo do Ministério das Cidades, pedirá licença para permanecer no cargo, passando a vaga para o segundo suplente, João Marcelo.
Como João Marcelo foi nomeado superintendente do DNIT no Maranhão e solicitará licença sem remuneração, o cargo ficaria vago para contemplar o terceiro suplente, Edinho Lobão, que, por sua vez, optou por abrir mão da oportunidade em prol de outros projetos.
Diante da postura de Edinho Lobão, a bola da vez é o ex-deputado, Victor Mendes. Resta saber se Roseana Sarney irá tirar licença de quatro meses devido problemas políticos com Victor Mendes.