Profissionais de saúde e estudantes de medicina participaram do I Simpósio de Prevenção e Capacitação em Câncer de Pele em Augustinópolis – Foto: Divulgação SES-TO
AUGUSTINÓPOLIS – Com o objetivo de promover a conscientização e dentro da programação do Dezembro Laranja, o Hospital Regional de Augustinópolis (HRAUG) promoveu, na sexta-feira, 08, o I Simpósio Municipal de Prevenção e Capacitação em Câncer de Pele. O evento contou com a parceria da Universidade do Tocantins (UNITINS) e foi direcionado a profissionais de saúde e estudantes de medicina.
Segundo a diretora geral do HRAUG, Vilma Jovino, “a região em que nós vivemos tem muita incidência solar. Estas informações sobre prevenção e diagnósticos e cuidados são de grande relevância. A meta é realizar anualmente com o apoio do hospital e equipe multiprofissional está divulgando informações e mostrando o caminho do SUS para tratamento do câncer de pele”.
Para o médico dermatologista Paulo Erivan, “o simpósio objetiva que a informação chegue aos profissionais e alunos de medicina que acompanham o Programa Saúde da Família ( PSF) pois o diagnóstico precoce poderá ser encaminhado para o Hospital Regional de Augustinópolis para o tratamento adequado a este paciente. O dezembro laranja foi instituído pela Sociedade de Dermatologia e todos os anos são realizadas ações voltadas para conscientização do câncer de pele. E nós do Hospital de Augustinópolis não podemos ficar de fora. Este simpósio acontecerá agora todos os anos com a participação dos profissionais de saúde”.
A doença
Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Tocantins, em 2023, foram diagnosticados 68 novos casos de melanoma maligno de pele e outras neoplasias malignas de pele.
Os principais sintomas do câncer de pele são: manchas pruriginosas (que coçam), descamativas ou que sangram; sinais ou pintas que mudam de tamanho, forma ou cor; feridas que não cicatrizam em 4 semanas. O câncer de pele ocorre principalmente nas áreas do corpo que são mais expostas ao sol, como rosto, pescoço e orelhas. Se não tratado adequadamente, pode destruir essas estruturas. Assim que perceber qualquer sintoma ou sinal, procure o mais rapidamente um profissional de saúde que encaminhe ou diretamente um médico especialista para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento.
(SECOM-TO)