Publicidade
Axixaense realiza pesquisa sobre consumo de mídia no Bico do Papagaio
06/12/2023 19:19 em Política

 

Alan Milhomem – Foto: Arquivo pessoal

Pessoas de 16 anos ou mais que residem em algum município da região podem responder o questionário disponibilizado pelo pesquisador

 

AXIXÁ – Saber como os moradores do Bico do Papagaio se informam sobre a realidade local e quais tipos de mídias mais consomem são alguns dos objetivos da pesquisa de doutorado do axixaense Alan Milhomem, aluno do doutorado em Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Ele acaba de lançar um formulário para que os/as moradores/as da região possam responder e participar da pesquisa. Pessoas de 16 anos ou mais que residem em algum município da região podem responder o questionário. Os dados são confidenciais.

 

 

“O questionário é composto por até 40, sendo 34 de múltipla escolha. São perguntas básicas sobre dados sociodemográficos e de consumo de mídia, tipo se ler jornal, acessa site de notícias ou assiste telejornal. Caso o/a informante responda “não” em alguns caso, algumas perguntas são eliminadas do questionário”, detalha o pesquisador, que também é jornalista e já atuou nos estados do Maranhão e Tocantins.

 

Ainda segundo Alan Milhomem, o questionário é composto de sete seções e visa traçar um perfil do consumo de mídia na região, bem como mapear as iniciativas jornalísticas que atuam no Bico do Papagaio. Todos os dados coletados são confidenciais e serão tabulados de forma anônima sem identificação dos respondentes. O formulário ficará disponível durante todo o mês de dezembro.

 

Esta é a primeira parte prática do trabalho, que ainda contará com pesquisa de campo e entrevistas com os/as proprietários/as de veículos de mídia na região. Segundo o pesquisador, a ideia é traçar um panorama da produção jornalística no Bico do Papagaio desde a criação do Estado do Tocantins até os dias atuais, bem como mapear as iniciativas e pensar estratégias de sustentabilidade para os veículos.

 

“Essa minha pesquisa começou ainda em 2021 com discussões teóricas e pensando estratégias metodológicas para esta parte prática durante as disciplinas cursadas no doutorado em Florianópolis. Agora entramos na primeira parte prática com esse levantamento do consumo de mídia. Para isso, eu conto com a participação das pessoas da região e peço que respondam o questionário”, finaliza o pesquisador.

 

O trabalho de doutorado de Alan Milhomem é orientado pelas professoras Cárlida Emerim (UFSC) e Liana Vidigal (UFT). A pesquisa também foi registrada no Conselho de Ética e Pesquisa com Seres Humanos da UFSC com o registro CAAE: 73581423.3.0000.0121.

 

Para ter acesso ao formulário, basta acessar o link abaixo:

 

https://forms.gle/DdG6sPG9A8voxYEp9

 

 *Por Alan Milhomem

COMENTÁRIOS