A decisão de prolongar essa fase da campanha foi motivada pelo longo período de estiagem enfrentado pelo Maranhão
A campanha de vacinação contra a febre aftosa na segunda etapa foi prorrogada até o dia 15 de dezembro no estado do Maranhão. Além disso, o prazo para os produtores comprovarem a vacinação de seus rebanhos foi estendido até 5 de janeiro de 2024.
Essa extensão foi uma resposta à solicitação do setor produtivo maranhense, que encaminhou um pedido à Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged/MA). O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) deferiu o pedido após análise.
A decisão de prolongar essa fase da campanha foi motivada pelo longo período de estiagem enfrentado pelo estado, resultando em índices pluviométricos muito abaixo do normal. Essa constatação foi feita pelo Núcleo de Meteorologia da Universidade Estadual do Maranhão (Uema).
A Aged destaca a importância de os produtores, após a vacinação dos animais, comprovarem a imunização. Isso pode ser feito pessoalmente em uma unidade do órgão vinculada à propriedade cadastrada ou, se preferirem, através do Sistema de Gestão Agropecuária (Sigama), disponível no site da Aged.