KID WITNESS NEWS: Projeto Genius da 'Escola do Pensar' Vence Concorrência Internacional
09/11/2023 17:43 em Variedades

Uma Escola pioneira no ensino mediado localizada no bairro do Campo Limpo na zona sul da grande São Paulo, chamada Escola do Pensar, no ano de 2021, foi convidada pela empresa Panasonic a participar de um programa educacional mundial chamado KWN (Kid Witness News) que tem como objetivo desenvolver alunos ao redor do mundo em competências como, comunicação, trabalho em equipe, atuação, entre outros.

 

A competição trabalha diretamente com as diretrizes da ONU para desenvolver cidadãos melhores, portanto, para participar, é necessário que os alunos desenvolvam um vídeo que trabalhe alguma dessas diretrizes.

 

A Escola do Pensar através de um de seus projetos inovadores 'Projeto Genius' que ministra aulas práticas e teóricas trabalhando criação de roteiros, edição de vídeo,  trabalho em equipe entre outros, para alunos do 6° ano ao Ensino Médio, participou com o curta-metragem “Silent Truth”, abordando o tema inclusão de deficientes auditivos no ambiente escolar.

 

O curta foi indicado pela Panasonic para representar o Brasil em uma categoria, inciando a participação em 2021.

 

No ano de 2022 a Escola do Pensar foi novamente convidada  a participar da mesma competição, onde os alunos do Projeto Genius, produziram outro curta metragem “My parents are different”, que explicou como o imediatismo dos dias de hoje influencía na formação dos jovens, usando como referência a urgência em que os adolescentes estavam em preencher o álbum da copa à época, uma vez que em alguns anos atrás era demorado a ser conquistado.

 

O vídeo da Escola do Pensar foi indicado a representar o País neste ano também, e no dia 03 de dezembro na conferência com os países participantes, divulgaram que a Escola do Pensar foi a primeira Instituição Brasileira a ganhar um título mundial nesta competição. Venceu na categoria KIDS FANS AWARD 2022 considerada a mais importante pelos organizadores por ser a votação dos próprios participantes espalhados pelo mundo todo.

Como prêmio a Escola do Pensar Recebeu um troféu, uma placa do evento, e uma câmera Lumix Gh5II.

Agora, em 2023, a Escola do Pensar em conjunto com o Projeto Genius continuará o legado de mais um ano na competição global KWN. A partir do mês de Agosto foram iniciados os preparativos para a produção de outro curta metragem, envolvendo ainda mais os alunos participantes do Projeto.

 

Foram muitas discussões para definir o tema e delimitar o roteiro, até que foi entregue o vídeo “Beyond The Gaze” que apresenta uma pequena parte da história de Júlio, um aluno cego que entra em um Colégio novo, onde sua deficiência o  impedia de socializar, até que em um jogo de futebol seus colegas tiveram um ideia para incluí-lo. A história foi baseada em uma aula real do atual professor de Educação Física do Fundamental II e Ensino Médio Prof° Rogério Dantas.

 

O vídeo foi aprovado pela banca de analisadores da Panasonic e passou a representar o Brasil no ano de 2023, concorrendo com outros 7 países: Estados Unidos, Indonésia, China, Japão, Vietnã, Cambodia e  Emirados Árabes.

 

Após meses de produçã, em 23 de outubro, no Global Summit 2023 foi anunciado ao vivo para a Escola do Pensar, que, o Brasil através do vídeo “Beyond The Gaze” foi campeão mundial mais uma vez na categoria KIDS FANS AWARD. ­­­­­Foi satisfatório e uma honra para todos nós da Escola do Pensar participar e continuar este legado da competição global KWN junto ao Projeto Genius.



Link dVídeo vencedor de 2022: https://youtu.be/wsXEk6Y2N3o?si=jbEeZtno6DYgli10 

 

Link dVídeo vencedor 2023: https://youtu.be/Jl6KuWkoQI8?si=lIzOIVnDXIlVuKyO 

 

ConfeGlobal Summit 2022: https://youtu.be/m2n9636a3iE?si=GTuw6PYKTj0NjnlT 

 

ConfeGlobal Summit 2023: https://www.youtube.com/live/ANh_72BhYpo?si=Gw6Gcfj5KYluxZ5c 

 

Vídeo aplicativo dos alunos da Escola do Pensar sobre a KWN:  https://www.instagram.com/reel/CxsnRpRA1Oo/?igshid=MzRlODBiNWFlZA== 

 

COMENTÁRIOS