Maranhão é o terceiro estado com maior desperdício de doses de vacina contra Covid -19
06/11/2023 13:57 em Variedades

 

80,62% da população adulta foi vacinada com a primeira dose, 68,19% com a segunda.

 

Um relatório do Tribunal de Contas da União (TCU) mostra que, no Maranhão,2.797.767 de doses de vacinas contra a Covid-19, que estavam vencidas, foram jogadas no lixo. O estado é o terceiro no país que mais teve perda de imunizantes, ficando atrás apenas de Minas Gerais e Bahia.

 

Em São Luís, 12.720 mil doses perderam a validade e tiveram que ser descartadas. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), esse descarte é consequência da baixa procura pelos imunizantes.

 

No Maranhão, 80,62% da população adulta foi vacinada com a primeira dose, 68,19% com a segunda e apenas 30,47% com as doses de reforço.

 

O Governo do Estado também disse que faz o pedido de vacinas de acordo com a necessidade da população, e que não pediu doses a mais para o Governo Federal.

 

Já a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) informou que as vacinas que excedem o prazo de validade não retornam para o estado, e que o controle dos lotes distribuídos para as unidades de saúde municipais é feito por meio da coordenação de imunização. À medida em que o estoque é utilizado, novas doses são repassadas.

COMENTÁRIOS