18ª Semana Nacional da Conciliação promovida pelo Judiciário começa na segunda-feira, 6
Política
Publicado em 02/11/2023

Como tema “a um passo da solução” ação consiste na seleção dos processos com possibilidade de acordo e na convocação das partes para audiência conciliatória

 

Começa na segunda-feira, 6, a 18ª Semana Nacional da Conciliação, promovida pelo Judiciário tocantinense que tem como tema “a um passo da solução”. A edição segue até o sábado, 11.

 

De acordo com o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), a ação consiste na seleção dos processos com possibilidade de acordo e na convocação das partes para uma audiência conciliatória.

 

Caso o cidadão ou a instituição tenha interesse em incluir o processo na Semana, é necessário procurar com antecedência a Instituição. Para isso, o Poder Judiciário seleciona os processos que tenham possibilidade de acordo e intima as partes envolvidas no conflito.

 

Segundo o TJTO, as conciliações pretendidas durante a Semana são chamadas de processuais, ou seja, quando o caso já está na Justiça.

 

Há também outra forma de conciliação: a pré-processual ou informal, que ocorre antes de o processo ser instaurado e o próprio interessado busca a solução do conflito com o auxílio de conciliadores ou mediadores.

 

Ainda segundo o tribunal, a conciliação préprocessual pode ser realizada no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc).

 

Os contatos do Centro de Conciliação podem ser conferidos aqui. O tribunal lembra que a Conciliação é uma solução permanente, disponível todos os dias no tribunal.

 

Fonte: Jornal do Tocantins

Comentários