Maranhenses iniciam Jogos Pan-Americanos como favoritos para a medalha de ouro
Variedades
Publicado em 16/10/2023

 

Rayssa Leal, atleta mais nova da delegação do Brasil, e Bruno Lobo, atual campeão do Pan, no kitesurf, são os favoritos

Eduardo Lindoso / Imirante Esporte

 

SÃO LUÍS - Os Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, começam nesta sexta-feira (20) e a delegação brasileira já se movimenta para a maior competição de esportes olímpicos das Américas. E nessa delegação brasileira, que deve ser a maior do país na história, alguns maranhenses chegam como protagonistas, principalmente no skate e no kitesurf.

Atleta mais nova da delegação do Brasil, com 15 anos, Rayssa Leal entra no primeiro dia de competição com chance alta de conquistar o ouro. Bruno Lobo, no kite, entra na disputa para defender o título pan-americano.

 

Além de Rayssa e Bruno, devem estar nessa edição do Pan outros nomes do Maranhão como Ary Borges (futebol), Camila (futebol), as gêmeas Thalia e Thalita Costa (Rugby) e Ana Paula (handebol). Esses atletas de esportes coletivos dependem das convocações finais e início das disputas para terem suas participações confirmadas.

 

 

Medalhista olímpica na edição dos jogos de Tóquio e bicampeão mundial de skate street, Rayssa Leal terá sua primeira participação em um Pan-Americano e já entra como favorita a medalha de ouro.

 

A maranhense de Imperatriz conquistou a medalha de prata nos Jogos Olímpico do Japão, com 13 anos, e agora é novamente a atleta mais nova da delegação brasileira, com 15 anos. Hussein Daruich, do tiro esportivo, Maria Eduarda Alexandre, da ginástica rítmica, e Raicca de Oliveira, do skate park, têm 16 anos.

 

Atual campeão da Fórmula Kite dos Jogos Pan-Americanoss, em Lima, no Peru, o maranhense Bruno Lobo entra na disputa como o principal favorito ao título continental. Nos jogos peruanos, Bruno completou a competição com 21 pontos perdidos, após 18 regatas classificatórias e 3 regatas da medalha, tendo vencido um total de 16 regatas.

 

Outra kitesurfista vai representar o Maranhão no Chile, Socorro Reis, que é piauiense, mas compete pela federação maranhense. Com título nacionais e internacionais, Socorro também é forte candidata a medalhas em Santiago.

Bruno Logo vai defender o título do Pan na Fórmula Kite ( Foto - Arquivo)

Mais maranhenses

E o Pan de Santiago deve ter mais maranhenses na disputa. No vôlei feminino, a líbero Nyeme, que participou da campanha do Brasil no Pré-olímpico, não foi convocada, pois o time brasileiro vai com uma equipe alternativa, com algumas atletas sub-20.

 

No handebol, a maranhense Ana Paula Rodrigues é nome certo na Seleção Brasileira da modalidade. Com quatro participações em Jogos Olímpicos e três títulos de Pan-Americano (Gudalajara 2011, Toronto 2015 e Lima 2019) a atleta do Maranhão já se juntou com delegação brasileira para a preparação do jogos.

 

No rugby, as gêmeas Thalia e Thalita são nomes constantes nas convocações. As duas disputaram os jogos de Tóquio e Thalita esteve na campanha recente do vice-campeonato sul-americano do Brasil. O time brasileiro atuou como uma seleção alternativa. Thalia tem figurado mais nas convocações do time principal.

 

Já no futebol feminino, Ary Borges foi titular recentemente na Copa do Mundo feminina, inclusive foi um dos destaque da Seleção Brasileira, e a goleira Camila foi reserva. Como o time brasileiro trocou de técnico e a inda não houve uma definição pública sobre que equipe vai ao Pan elas ainda são dúvidas nessa lista de maranhenses.

Comentários

Chat Online