O delegado Jacson Wutke, a advogada Cassia Cayres e o diretor da Facmed Nilton Elias, receberam o Título de Cidadão Honorário Augustinolino
Política
Publicado em 02/10/2023

 

AUGUSTINÓPOLIS – A Câmara Municipal de Augustinópolis teve uma noite de reconhecimento, comemorações e homenagens. Assim foi a Sessão Solene com a entrega de Títulos de Cidadão Honorário da Câmara Municipal de Vereadores na noite da sexta-feira (29).

 

Autoridades políticas, homenageados com familiares e amigos, empresários, representantes de entidades, além de convidados, encheram as galerias da sede do Poder Legislativo Municipal para prestigiar a valorização daqueles que se destacaram na sociedade em prol do desenvolvimento e crescimento do município.

 

 

O Decreto de Concessão de Título de Cidadão Honorário Augustinolino foi do vereador Fernando Cardosos para o delegado da Polícia Civil de Augustinópolis Jacson Wutke, a advogada e líder ruralista Cassia Cayres e para o diretor da Facmed Nilton Elias.

 

 

 

Durante a solenidade a mesa foi composta pelo presidente da Câmara Municipal vereador Amigo Pi, prefeito Antônio do Bar, que também recentemente recebeu homenagens da Assembleia Legislativa do Tocantins e os três homenageados

 

 

 

Sete dos 11 dos parlamentares municipais se fizeram presente e usaram a palavra e, no geral, parabenizaram os homenageados pelo recebimento da honraria, destacando alguns fatos e histórias, bem como os homenageados, que agradeceram os edis pela indicação de seus nomes e foram precedidos de suas respectivas biografias. Na oportunidade, se pronunciaram ainda, o prefeito Antônio do Bar.

 

 

 

Para o autor das honrarias, vereador Fernando Cardoso, as homenagens se fazem justas e merecedoras   e os títulos concedido reconhecem o trabalho de cada uma destas pessoas. “O título procura fazer justiça para quem não nasceu em Augustinópolis, mas que prestou excepcionais serviços à coletividade de nossa sociedade. Tudo o que é possível fazer por Augustinópolis e região, eles fizeram como dever de ofício e agora continuarão fazendo como dever de cidadão augustinopolino”, destacou o vereador ao portal Voz do Bico.

 

 

 

HOMENAGEADOS

 

Nilton Elias é diretor da Facmed (Faculdade de Ciência Médica e Jurídica), chegou em Augustinópolis no ano de 2015 ao adquirir a Faculdade do Bico do Papagaio (Fabic), instituição público privada que passava por uma séria crise de gestão. Natural de Bonsucesso/RJ, nascido em 26 de julho de 1970, filho de Milton Elias de Sousa e Genira de Azevedo Sousa, graduado em enfermagem, o professor exibe uma série de formações e títulos universitários.

 

 

 

Nestes oito anos como diretor da Fabic/Facmed construiu a sede da Instituição de Ensino Superior e oportunizou   o acesso com bolsas educacionais para alunos de baixa renda, comunidade indígena e quilombola.

 

 

 

Jacson Wutke é natural da cidade de Marechal Cândido Rondon/PR, onde nasceu em 12 de setembro 1990, filho de Albertina Wutke e Hilário Wutke. Graduado em direito pela Universidade Federal do Mato grosso do Sul. Tomou posse como delegado de carreira da Polícia Civil do Tocantins, em 2017, após ter sido aprovado em concurso público de provas e títulos, realizado no ano de 2014, tendo como a sua primeira lotação Augustinópolis.

 

 

 

Desde então, atua como Delegado-Chefe da 12ª DP e, juntamente com sua equipe, tem contribuído muito para a redução da criminalidade e manutenção da paz social no município, localizado no extremo norte do Estado.

 

 

 

Cassia Rejane Cayres de Almeida A atual presidente do Sindicato Rural de Augustinópolis é advogada graduada pela Universidade São Francisco em São Paulo e chegou em Augustinópolis no ano de 2005 para exercer sua atividade profissional, entretanto sua paixão pelo campo e pelo mundo rural a levou em paralelo à advocacia a líder ruralista.

 

 

 

Em 2013 chamou para si uma missão desafiadora e “quase” impossível para uma mulher. Liderar um sindicato rural onde a presença feminina é muito pouca. Ao assumir a presidência do Sindicato Rural de Augustinópolis realizou no mesmo a Exposição Agropecuária da cidade depois de 10 anos sem acontecer o evento.

 

 

 

Com sua tenacidade e persistência peculiar ampliou o leque de atuação do sindicato e com sua equipe formada exclusivamente por homens e hoje no seu 4º mandato consecutivo transformou a Expoagra (Exposição Agropecuária de Augustinópolis) na maior festa agropecuária do Bico do Papagaio e uma das maiores do Tocantins. Cassia Cayres é hoje uma das quatro mulheres a comandar um dos setenta Sindicatos Rural no Tocantins e na advocacia é especializada no Tribunal do Júri e única mulher nesse seguimento do estado Tocantins. É casada e mãe de três filhos. É de se tirar o chapéu.

 

 

 

Redação: Voz do Bico

 

Comentários