Dois pistoleiros foram presos, nesta sexta-feira (4), por policiais civis do Maranhão e Goiás, em cumprimento a mandados de busca e apreensão e de prisão preventiva, na cidade de Tuntum, a 372 km de São Luís.
Os alvos da operação estão envolvidos no homicídio que vitimou o pecuarista Valdemar Ferreira Pimenta, de 74 anos, na cidade de São Miguel do Araguaia, no Estado de Goiás.
Os dois investigados que são considerados pistoleiros foram contratados para cometer o crime, que ocorreu no dia 26 de junho deste ano.
De acordo com o inquérito policial, o crime Valdemar Pimenta foi morto em um trecho da BR-080, quando os investigados emparelharam um veículo ao lado do carro da vítima e efetuaram dois disparos fatais, sendo um na cabeça e outro no braço.
Após o Poder Judiciário decretar a prisão da dupla de pistoleiros, a Polícia Civil do Maranhão e de Goiás executaram um trabalho investigativo que resultou na localização dos investigados na cidade de Tuntum.
A operação contou com o trabalho investigativo da Delegacia Regional de Presidente Dutra, Grupo de Pronto Emprego (GPE) das Delegacias Regionais de Codó e Timon, com articulação da Superintendência de Polícia Civil do Interior (SPCI) e da Delegacia Geral de Polícia Civil do Maranhão.
O crime
O produtor rural Valdemar Pimenta, de 74 anos, seguia para a fazenda com um funcionário, no dia 26 de junho deste ano, quando foi assassinado.
O funcionário informou que, a caminho da fazenda, ele e o produtor rural foram surpreendidos por dois homens, que estavam em uma moto. Os criminosos atiraram contra o produtor rural e, em seguida, fugiram. O peão não foi atingido pelos disparos.
Após a fuga dos criminosos, o funcionário chegou a acionar o socorro e a Polícia Militar (PM), mas quando as equipes de resgate chegaram ao local, Valdemar já estava morto.
O agropecuarista era bastante conhecido na região e, segundo testemunhas, não tinha rixas. Ele deixou a esposa e dois filhos.