Siqueira Campos estabiliza funções vitais após medicamentos contra infecção por broncoaspiração
Política
Publicado em 02/07/2023

Família desmente fake news de morte do político. Exames recentes mostram baixa na infecção pulmonar, segundo relato do filho, Eduardo Siqueira Campos, com oximetria entre 95 e 98 e batimentos cardíacos na faixa de 100

Por Lailton Costa (Jornal do Tocantins)

A infecção pulmonar que acomete o exgovernador Siqueira Campos não é de origem bacteriológica, mas decorrente de broncoaspiração ( quando substâncias estranhas entram nas vias respiratórias) e houve baixa no nível de infecção, segundo exames de sangue mais recentes, segundo informou Eduardo Siqueira Campos, que deixou o quarto do pai por volta das 13h.

 

Mais cedo, o político apresentava oscilações em órgãos e funções vitais como o coração e risco de comprometimento de rins e fígado, mas, de acordo com Eduardo Siqueira, o pai segue internado sob cuidados paliativos e um quadro ainda de gravidade, mas estabilizado.

 

“Eu saí agora do quarto do meu pai com a oximetria entre 95 e 98 com batimentos cardíacos na faixa de 100, com parâmetros do exame de sangue estáveis e uma baixa da infecção pulmonar, que não foi bacteriológica, foi por broncoaspiração”, disse, em conversa com o JTo às 13h20 de domingo.

 

Internado desde o dia 29 de junho com dores no corpo, decorrentes de atividade cancerígenas descobertas em 2004, o político chegou a ficar internado na UTI onde descobriu fraturas patológicas nas vértebras.

 

No sábado, 1º de julho, teve uma infecção pulmonar diagnosticada e iniciou tratamento com antibióticos.

 

Família rebate fake news da morte

Durante a manhã diversas informações em redes sociais divulgaram a informação de que o ex-governador havia falecido, o que é negado pelo filho. “Existe uma palavra, Fake News, hoje, que é do conhecimento e do domínio dos profissionais, e eu tenho certeza que nenhum profissional de responsabilidade fará algo tão maldoso quanto jogar isso na mídia de forma irresponsável”.

 

Uma nota em nome da família também negou a morte do político. Confira a íntegra.

 

O ex-governador e criador do estado do Tocantins, José Wilson Siqueira Campos segue internado, tratando a infecção pulmonar detectada neste sábado, 1º de julho, mas com sinais vitais perfeitos, batimento cardíaco bom, funções renais e hepáticas boas e saturação satisfatória.

 

Diante das informações falsas de que Siqueira Campos havia falecido na manhã deste domingo, 2, a família pede que noticias inverídicas não sejam compartilhadas, uma vez que há filhos e netos desse grande líder que moram fora do Tocantins e isso causa um transtorno e sofrimento sem medidas.

 

Durante a manhã, os filhos Eduardo Siqueira Campos e Francisco Henrique, que é médico, estiveram com o pai. A mulher dele, Marilúcia Uchoa Siqueira Campos, também está acompanhando o ex-governador no hospital.

 

Eduardo faz um apelo à imprensa para que colaborem no sentido de combater notícias falsas sobre o estado de saúde do exgovernador. “A informação precisa, neste momento, é que ele está bem e lúcido. Qualquer informação que não seja essa, é inverídica, não condiz com a verdade”, disse Eduardo.

 

A família faz um apelo à imprensa para que ajude a combater fake News e que “toda informação terá transparência, como deve ser”, frisou o filho.

Comentários