Após cometer o crime, o suspeito tentou suicídio cortando os pulsos, mas foi preso em flagrante pela polícia
Uma mulher de 52 anos, identificada como Maria Lucineide, foi esfaqueada, morta e queimada pelo seu companheiro em Paço do Lumiar, região metropolitana de São Luís, no Maranhão. O crime ocorreu na tarde do último sábado (17), no bairro Lima Verde e o suspeito foi preso em flagrante após tentar cometer suicídio. A polícia foi acionada por um vizinho que viu o fogo na casa da vítima, e o corpo carbonizado foi encontrado pelas equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar.
As equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar chegaram rapidamente ao local e encontraram o corpo carbonizado de Maria Lucineide em um dos quartos da casa. Após cometer o crime, o suspeito tentou suicídio cortando os pulsos, mas foi preso em flagrante pela polícia.
As causas do crime estão sendo levantadas. O caso será investigado pelo Departamento de Feminicídio da Superintendência de Homicídio e Proteção à Pessoa (SHPP) da Polícia Civil do Maranhão.
Feminicídios no Maranhão
Em 2022, foram registrados 165 casos de violência contra a mulher no Maranhão, incluindo 57 feminicídios, de acordo com os dados da Rede de Observatórios da Segurança. Esses dados, provenientes de instituições acadêmicas e da sociedade civil, monitoram a violência e a criminalidade com base nas informações divulgadas pela mídia e nas redes sociais.
A Rede de Observatórios também identifica casos que não foram oficialmente classificados como feminicídio pela polícia, mas que apresentam evidências desse tipo de violência. Segundo a Rede de Observatórios, a maioria dos casos de violência contra a mulher tem como autores os companheiros ou ex-companheiros das vítimas. As principais motivações são brigas e términos de relacionamento.