100 DIAS DE GESTÃO: Presidente determina urgência na elaboração do edital do concurso da Assembleia e destaca ações
Política
Publicado em 11/05/2023

 

Amélio Cayres completou 100 dias à frente do Poder Legislativo do Tocantins

 

Do "AFnoticias"

Eleito por unanimidade como presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) no dia 1º de fevereiro, o deputado estadual Amélio Cayres (Republicanos) chegou aos 100 dias de gestão e apresentou um balanço das ações desenvolvidas. Ele também determinou a elaboração do edital para o tão aguardado concurso público do Poder Legislativo.

 

O momento é de gratidão a todos por estes 100 dias de convivência e muito aprendizado. Agradeço aos servidores, aos nobres deputados, meus colegas, por me ajudarem a gerir esta Casa por esses três meses. Celebro esta marca com atos como o cuidado com cada servidor, estudos para elaboração do concurso público e para expansão da estrutura física da Aleto, ampliação da Escola do Legislativo e também projetos já em curso para levar a oferta educacional e capacitações legislativas para todos os rincões do estado”, declarou o parlamentar.

 

Autonomia aos parlamentares

 

Amélio Cayres colocou como prioridade em seu mandato uma gestão em sintonia com os 24 deputados, dando abertura e autonomia aos parlamentares para discussões em diversos níveis, como a criação das Frentes Parlamentares da AgroIndústria e do Agronegócio e o projeto Assembleia Itinerante, por exemplo.

 

Nesses 100 dias de gestão, foram realizadas uma série de audiências públicas propostas pelos parlamentares, e autorizadas pelo chefe do Legislativo, sobre temas que interferem diretamente na vida da população, como violência nas escolas, novo Ensino Médio, qualidade da água e segurança no campo.

 

Também foram realizadas de sessões solenes e eventos, requeridos pelos deputados, em homenagem a diferentes causas sociais e categorias, como o Dia da Mulher, Pessoas com Síndrome de Down, Dia dos Povos Indígenas, Espectro Austista, 33 anos de criação da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e 38 anos da Universidade de Gurupi (Unirg), dentre outras.

 

Inclusão social

 

Em uma das sessões solenes, referente ao Dia Internacional da Síndrome de Down, Amélio reiterou a necessidade de contratar pessoas com Síndrome de Down na Assembleia Legislativa e os candidatos já estão passando pelo processo seletivo, a fim de trazer mais diversidade e inclusão à Casa do Povo.

 

Hoje estou como presidente, mas a Casa é regida pelos 24 parlamentares, por isso nada mais justo que trabalhar de forma colaborativa, empenhando toda a estrutura da Aleto para suprir as demandas e ações dos deputados”, explicou o deputado.

 

Concurso Público

 

O chefe do Poder Legislativo determinou que toda equipe administrativa da Casa atue, em regime de urgência, na elaboração do edital do concurso público da Assembleia Legislativa em tempo recorde.

 

O último concurso ocorreu há mais de 10 anos, temos uma boa parcela de servidores efetivos se aposentando, além da necessidade da população e dos comissionados que colaboram com a Casa. Por isso, entendemos que há demanda para renovação de servidores e estamos trabalhando para lançar o edital do Concurso o mais breve possível”, destacou.

Comentários