Programa Mais Médicos tem 47 vagas abertas para o Tocantins
Política
Publicado em 24/04/2023

As oportunidades são para 34 municípios tocantinenses. Estado é o único do Norte com menor número de vagas contempladas. Amazônia Legal, onde o Tocantins está inserido, deve receber mil novas vagas e reposição de profissionais

 

O programa Mais Médicos retoma atividade com oferta de 47 vagas para o Tocantins depois de dois anos parados. Ao todo, 34 municípios do estado devem ser beneficiados.

 

Em todo o país, são mais de seis mil vagas para 2.074 municípios. A primeira etapa do Programa é voltada para as prefeituras. Os gestores de saúde devem indicar quantas vagas pretendem preencher em cada localidade, por meio do Sistema de Informação e Gestão da Atenção Básica. O Tocantins é o estado do Norte com menor número de vagas contempladas pelo programa.

 

A confirmação das vagas só é feita depois do município indicar o número de vagas pretendidas por unidade básica de saúde. Os municípios que já participaram anteriormente do Mais Médicos precisam atualizar o cadastro. A gestão municipal deve garantir moradia, alimentação, água potável e transporte adequado aos profissionais.

 

O Ministério da Saúde (MS) pediu prioridade e urgência principalmente para comunidades quilombolas, ribeirinhas e indígenas. Somente na Amazônia Legal, área que o Tocantins integra, o Governo Federal oferece mil postos inéditos. Região é priorizada por enfrentar dificuldades históricas para fixar profissionais de atenção primária.

 

O Governo Federal estima que, até o fim do ano, outras 15 mil vagas devem ser abertas. O objetivo do programa é garantir acesso à saúde para os brasileiros na atenção primária, que é porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS).

Comentários