300 obras em 100 dias: obras de infraestrutura mudam a vida de maranhenses e ampliam acesso a serviços públicos
Política
Publicado em 13/04/2023

Brandão durante a inauguração do Complexo de Segurança da Vila Maranhão - Foto: Brunno Carvalho

 

Os primeiros 100 dias da nova gestão realizada pelo governador Carlos Brandão tiveram como marca o cuidado com maranhenses de todas as regiões do estado, com a entrega de 300 obras prontas. Na área da infraestrutura, foram pavimentadas vias que interligam o estado e, sobretudo, mudam a vida da população com acesso a serviços públicos e maior qualidade de vida.



São pessoas como o lavrador Sebastião Araújo, que agora vive uma nova realidade com a pavimentação das estradas no município de Paulo Ramos. “Aqui era muito ruim. Buraqueira braba e melhorou demais para a gente. Isso foi uma benção. Aqui as crianças só viviam gripadas. A poeira batia. Minha esposa ficava até sem fôlego. Agora mudou com a estrada”, contou emocionado.



Ele mora no Povoado Pedro Lourenço e viu o sofrimento com as crises respiratórias ir embora com a pavimentação da estrada vicinal que liga a região à sede do município. A obra foi executada pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Sagrima) em conjunto com a Caixa Econômica Federal.



Como parte das 300 obras prontas em 100 dias, a população da cidade de Timon foi beneficiada com novas pontes na MA-040 garantindo o direito de ir e vir e o acesso aos serviços públicos. Juntamente com a população da cidade vizinha de Matões, a obra tem um impacto positivo na vida de mais de 180 mil maranhenses e foi realizada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra).



O estudante Guilherme de Oliveira, 18 anos, conta como a obra mudou a vida da população, que antes sofria com a falta de mobilidade para coisas básicas como ir à escola ou ter acesso aos serviços de saúde. 



“Antes dessa ponte era ruim. Às vezes a gente não conseguia passar com o riacho cheio. De carro nem passava. Isso muda a vida das pessoas. Às vezes a pessoa estava doente e até para ir à escola [era ruim]”, observou.



Os avanços com os 100 primeiros dias de gestão também contemplam ações na área da Segurança Pública, como reformas de delegacias, implantação de unidades do Batalhão de Polícia Militar Rodoviária (BPRV) e a entrega do Complexo de Segurança da Vila Maranhão, realizada no início deste mês na Região Portuária do Itaqui, às margens da BR-135, em São Luís.



O Complexo conta com um Batalhão da Polícia Militar e uma Delegacia de Polícia Civil. A obra é fruto de parceria com a empresa LIGGA – Projeto Porto São Luís.



“Essa foi a nossa reivindicação, que dentro dessa parceria, eles [LIGGA] viessem para cá, se instalassem, gerassem emprego para os maranhenses, mas, acima de tudo, fizessem parcerias na área de segurança, área social e na saúde”, explicou o governador Carlos Brandão durante a entrega.



Para quem mora perto do Complexo de Segurança da Vila Maranhão o sentimento é de gratidão, como conta a moradora Ana Pinheiro. “É uma grande conquista e hoje estamos vendo esse prêmio. A Vila Maranhão é centenária e é assim que a gente coloca ela no mapa”, declarou, emocionada.



O braço da segurança pública nos 100 primeiros dias de gestão também contemplou obras voltadas para a intersetorialidade e cultura de paz, como a inauguração de escolas militares em diversas cidades.



Eduardo Fonseca, funcionário público federal, destaca a importância destes espaços. Ele elogiou o atendimento oferecido ao filho Juan, 9 anos, diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e que estuda no Colégio Militar 2 de Julho, no município de Itapecuru-Mirim. 



“Pensei até que ele teria um pouco mais de dificuldades, mas ele me surpreendeu. A cada dia que passa está mais interessado. É um ensino com muita qualidade, isso é um diferencial. Meu filho está muito bem acompanhado aqui”, afirmou Eduardo Fonseca.

 

Fonte: Secom-Ma.,

Comentários