Apesar do corpo da jovem ter sofrido queimaduras de 2º grau, os legistas do IML afirmam que a causa da morte foi asfixia por gás carbônico
SÃO LUÍS - Um laudo do Instituto Médico Legal (IML) divulgo que a adolescentes Evellyn Gusmão Gomes Silva, de 16 anos, morreu por asfixia durante o incêndio no Shopping Rio Anil, em São Luís, na tarde de ontem (7).
Apesar do corpo da jovem ter sofrido queimaduras de 2º grau, os legistas do IML afirmam que a causa da morte foi asfixia por gás carbônico, substância presente na fumaça causada pelo incêndio. Evellyn Gusmão foi a primeira vítima a ser encontrada em uma das salas de cinema do Shopping. Ela foi velada na manhã desta quarta-feira (8), no bairro João de Deus, onde morava.
Já o segundo corpo encontrado nos escombros ainda não foi identificado, visto que ficou completamente carbonizado. De acordo com informações do IML, os médicos legistas não conseguiram descobrir o sexo da pessoa. Ainda nesta quarta-feira (8), será realizado um exame antropológico no corpo, que é a análise da ossada e, em seguida, da arcada dentária.
Um relatório com o número de vítimas foi divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de São Luís. São eles:
Quatro pessoas deram entrada no Hospital Municipal Dr. Clementino Moura (Socorrão II), vítimas do acidente no Rio Anil Shopping, todas as elas passam por procedimentos específicos para cada caso.
Uma outra vítima foi encaminhada para o Hospital Municipal Djalma Marques (Socorrão I) onde recebeu os primeiros atendimentos médicos e em seguida foi levada para um hospital particular.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), outras três pessoas deram entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Parque Vitória e uma na UPA do Araçagi, com queimaduras de 2º e 3º grau. Em nota, o Hospital São Domingos, da rede particular, informou que quatro pessoas deram entrada na emergência do hospital por conta do incêndio.
Em nota, o Shopping Rio Anil não comentou as afirmações do Corpo de Bombeiros em relação à realização de manutenção do teto no horário de exibição de filmes. Contudo, afirmou que acompanha as investigações e lamenta o acidente.
"Neste momento de consternação, o Rio Anil Shopping está concentrando todos os esforços para apoiar as famílias das duas jovens que faleceram durante o incêndio e transferir as demais vítimas para um hospital particular, prestando toda a assistência necessária às famílias. Após acompanhar o trabalho incansável do Corpo de Bombeiros, no socorro e primeiro atendimento às vítimas, o shopping vem colaborando com os órgãos competentes, empenhado e comprometido em identificar as causas do incêndio", diz a nota da empresa.