Indígenas do Maranhão denunciam descaso e cobram segurança da União
11/02/2023 07:50 em Policial

A coordenadora-executiva da Coordenação das Organizações e Articulações dos Povos Indígenas do Maranhão (Coapima), Marcilene Guajajara, entregou carta endereçada ao governo federal a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, em que solicita maior segurança dentro dos territórios da população Indígena no Maranhão. O documento também denuncia descaso do governo de Jair Bolsonaro (PL) em relação às populações indígenas da região.

 

Sonia Guajajara visitou, nesta sexta-feira (10/2), o estado do Maranhão e se encontrou com o vice-governador, Felipe Camarão (PT), e parlamentares.

 

No Maranhão, a ministra recebeu uma convocação para se encontrar com a Coapima e a Articulação das Mulheres Indígenas do Maranhão (Amima) para traçar um plano estratégico para o enfrentamento do cenário de extrema violência contra povos indígenas, especialmente o povo Guajajara, instalada no Maranhão.

 

As lideranças solicitam que o plano seja traçado em conjunto com os ministérios do Meio Ambiente, Direitos Humanos, Justiça e Segurança Pública e o governo do Maranhão. Além do povo Guajajara, pediram a participação popular dos povos Gavião, Krikati, Awá e Ka’apor.

 

“Solicitamos apoio de Vossas Excelências quanto às medidas cabíveis para mapear e investigar os casos de assassinatos, proteger os povos indígenas do estado do Maranhão, nossos territórios e responsabilizar os criminosos pelos atos de violência cometidos até então”, aponta um trecho do documento assinado por Marcilene Guajajara.

 

O documento entregue a Guajajara relembra casos de assassinatos e violência contra os povos que residem no Maranhão e declara que “essas violações são comumente reproduzidas não só no âmbito dos territórios, mas também nos municípios limítrofes que têm se tornado palco para as mais diversas barbáries”.

 

Em 2022, nas cidades de Amarante e Arame, três indígenas foram assassinados a tiros após uma emboscada. Entre as vítimas estão Janildo Guajajara e o seu sobrinho de 14 anos que foram surpreendidos com disparos de arma de fogo pelas costas.

 

No mês de janeiro deste ano, Maranhão registrou duas tentativas e dois homicídios, entre as vítimas está o funcionário da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) Raimundo Ribeiro da Silva, de 57 anos.

 

A Coapima acusa o governo do ex-presidente Bolsonaro de omissão e abandono dos povos indígenas em todo o território brasileiro. “Abandonados à própria sorte, os povos têm se organizado para realizar a autoproteção de seus territórios, o que aumenta o grau de vulnerabilidade”, indica o documento.

 

Confira o documento:

Carta Ministros .Docx-2

COMENTÁRIOS