VACINAÇÃO: MPTO expede recomendação a quatro municípios do Bico do Papagaio
28/01/2023 08:10 em Política

O Ministério Público do Tocantins (MPTO) expediu, recomendação administrativa aos municípios de Ananás, Angico, Cachoeirinha e Riachinho para que promovam iniciativas com o objetivo de aumentar os índices imunização da população e, assim, evitar doenças, além de mortes decorrentes de enfermidades preveníveis por vacinas.

 

O procedimento, do promotor de Justiça Leonardo Gouveia Olhê Blanck, foi direcionado aos prefeitos e secretários municipais de Saúde, na ultima na quinta-feira, 19, a fim de que disponibilizem vacinas em todas as unidades de saúde, facilitando o acesso da população, com horários estendidos ou alternativos e também que adotem medidas para que as vacinas cheguem até a casa das pessoas que possuem dificuldade de locomoção.

 

O documento ainda orienta a divulgação e mobilização da sociedade, por meio de campanhas de vacinação em parcerias com escolas, centros religiosos e redes de comunicação, informando sobre a importância de se vacinar e os locais onde os imunizantes podem ser encontrados.

 

Outra estratégia recomendada é a sensibilização para que escolas públicas e privadas dos municípios exijam apresentação da carteira de vacinação atualizada no ato da matrícula escolar, para os alunos de até 18 anos de idade.

 

Os municípios têm o prazo de 48 horas para se manifestar acerca da recomendação e informar as medidas que serão adotadas.

 

(ASCOM/MPTO)

COMENTÁRIOS