Guardas Municipais passam por capacitação para uso de arma longa
20/07/2022 18:58 em Policial

Instrução está sendo feita por meio do instrutor paraense Otávio Vilhena, de Belém

 

Publicado por Dema de Oliveira

Guardas Municipais participam de uma capacitação para uso de arma longa – Carabina CTT.40, que está sendo realizado no Tactical Defense – Clube e Escola de Tiro, em Imperatriz. Local possui um stand de tiros dos mais modernos do Maranhão e o principal de Imperatriz, com total segurança. Instrução está sendo feita por meio do instrutor paraense Otávio Vilhena.

 

Os trabalhos foram iniciados nesta quarta-feira (24) e serão concluídos na tarde desta quinta-feira (21). Em cada sessão, na manhã e tarde de hoje e amanhã, 20 agentes recebem a instrução. Em uma das sessões do treinamento terá 21 guardas, já que ao todo são 81 componentes da GMI. 

 

Antes de iniciar a sessão de tiros, com cinco GMIs por sessão, o instrutor Otávio Vilhena falou sobre o uso adequado do armamento e seus fundamentos. Cada participante faz cinco disparos com o tempo médio de dez segundos.

 

A Guarda Municipal de Imperatriz é uma das mais bem armadas do Brasil, com todos os seus componentes. Ao todo, são 58 homens e 23 mulheres, com total instrução para o armamento usado. Vale lembrar, que em relação ao armamento, a GMI supera policias de muitas cidades do interior do Maranhão.

 

O Comandante da Instituição, Josenildo José Ferreira, informou que esse armamento, cerca de dez carabinas CTT. 40, foram adquiridas no fim do ano passado. Essas armas têm capacidade de 30 munições cada. Para que os Guardas possam usá-las no dia a dia, foi necessário o treinamento, que está sendo feito agora. A carabina CTT. 040 é uma arma mais tática, que possibilita o GMI trabalhar em locais fechados e mais estreitos, porque é um equipamento mais curto com alto poder de fogo.

 

 

Tudo isso vai ajudar a GMI a fazer um melhor patrulhamento e dar uma resposta mais eficaz no momento em combate. Esse curso de aperfeiçoamento visa autorizar os Guardas a utilizarem esse calibre, então é obrigatório para a Guarda fazer o que é chamado de laudação, uma das exigências da Polícia Federal. A GMI tem todo o material bélico letal, cadastrado na Polícia Federal (PF), com autorização, treinamento específico, somando mais esse da carabina CTT.040.

 

Para o Comandante Josenildo Ferreira, mais um importante passo para o aperfeiçoamento desses profissionais. “O Prefeito Assis Ramos orientou que fosse feito a melhor qualificação possível da Guarda Municipal, em relação a material bélico, que disponibilizamos para os nossos agentes”, destacou.

 

COMENTÁRIOS