‘Anaconda’ de 5 metros é morta a tiros após atacar cachorro que brincava com criança
18/04/2022 20:19 em Policial

Redação Hypeness

Moradores da cidade de Tracuateua, no interior do Pará, assassinaram uma cobra  a tiros após a serpente atacar um cachorro e uma criança que brincavam na rua.

A víbora é conhecida como ‘Anaconda’ ou ‘Sucuri Verde‘. O animal, que não é peçonhento, tinha mais de 5 metros de comprimento e assustou profundamente os moradores da cidade.

A cidade de Tracuateua fica a 180 quilômetros do município de Belém do Pará, e é rodeada por rios, mangues e água do mar.

De acordo com moradores, as cobras são relativamente comuns na região, mas raramente apresentam o tamanho ostentado pela víbora que atacou o cachorro.

“A gente sempre vê no rio [algumas] cobrinhas, mas deste tamanho, nunca pensei que tinha. Parece coisa de filme mesmo”, disse uma vítima a uma emissora local, a RBA TV, afiliada da Rede Bandeirantes na região.

A sucuri invadiu uma comunidade local e atacou um cachorro que brincava com uma criança. Os moradores começaram a atacar a cobra com facões e, posteriormente, atiraram na cabeça do animal. Eles chamaram os bombeiros e os serviços de saúde, que demoraram a chegar.

A criança envolvida na história não foi atingida, mas o cachorro não resistiu aos ferimentos causados pelo ataque. Ele acabou morrendo no local.

Investigação criminal

A Polícia Civil do Pará afirmou que instaurou um inquérito para apurar as circunstâncias da morte do animal selvagem para entender se algum crime ambiental foi cometido.

As sucuris Eunectus murinus – como a encontrada em Tracuateua – podem chegar a medir 6 metros de comprimento e costumam fazer seus ataques nas proximidades igarapés, rios, lagos e outras formações aquáticas, pois se locomovem com muita facilidade nesse tipo de ambiente.

Não se sabe se o animal está em extinção, mas estudos apontam para uma diminuição populacional nos últimos anos devido à perda de habitat para empreendimentos movidos por seres humanos, em especial na mineração e no agronegócio.

Em 2017, um homem de 70 anos foi preso por matar uma sucuri verde. De acordo com a legislação brasileira, é crime passível de prisão e multa “matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécies da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente”.

COMENTÁRIOS