Policial Civil augustinopolino conclui curso ofertado pela Marinha do Brasil em Imperatriz
09/04/2022 17:52 em Policial

O policial civil augustinopolino, Wanderson Arrais da Silva concluiu, na sexta-feira, 8, o Curso Especial para Tripulação de Embarcações de Estado no Serviço Público (ETSP), o qual foi promovido pela Marinha do Brasil e aconteceu na cidade de Imperatriz/MA. O agente de polícia, Wanderson Arrais reside em Augustinópolis e atua na Polícia Civil local e durante o curso representou a Polícia Civil do Tocantins.

Único representante do Tocantins no treinamento, o agente de polícia participou das atividades, junto aos integrantes da Polícia Militar do Maranhão, Guarda Municipal de Imperatriz, Defesa Civil do Maranhão, Instituto Federal Chico Mendes (ICMBIO), Marinha do Brasil, Secretaria do Meio Ambiente de Imperatriz e Polícia Civil do Tocantins, instituição para a qual foi reservada uma vaga.

Publicidade

O referido curso teve por objetivo capacitar e habilitar profissionais de órgãos públicos  estaduais e federais a conduzir pequenas embarcações de até oito metros de comprimento, incluindo lanchas do tipo LEAP 7. O modelo possui motor de centro é empregado na navegação interior a serviço da Polícia Civil do Tocantins. Wanderson também foi certificado para conduzir motos aquáticas que são utilizadas no limite da navegação interior.

O curso foi composto por aulas práticas e teóricas, sendo as últimas realizadas no Rio Tocantins. Com duração de 10 dias, tendo sido iniciado no último dia 28 de março e concluído nesta sexta-feira, dia 8, quando os 30 participantes participaram da cerimônia de encerramento e receberam seu certificado.

Na oportunidade, o agente de polícia, Wanderson Arrais representou a Polícia Civil do Tocantins e recebeu seu diploma na sede da Agência Fluvial de Imperatriz – MA, órgão vinculado à Marinha do Brasil.

O secretário da Segurança Pública do Tocantins, Wlademir Mota Costa Oliveira, parabenizou o feito do policial civil Wanderson e frisou que o curso por ele concluído é de extrema importância, uma vez que as habilitações e conhecimentos adquiridos poderão ser colocados em prática em ações da Polícia Civil.

“Vejo como uma iniciativa muito válida, pois a conclusão desse curso, que além de ser muito concorrido, reforça o auto aperfeiçoamento que os policiais civis têm buscado constantemente no sentido de aprimorar suas próprias habilidades para melhor servir a população do Tocantins. É gratificante perceber que além dos cursos ofertados pela Polícia Civil, por meio da Escola Superior de Polícia Civil (ESPOL), os policiais do nosso estado estão adquirindo o conhecimento em diferentes escalas e níveis, o que somente enriquece a PC-TO”, ponderou Wlademir Costa.

Na avaliação do policial civil, o curso foi de grande valia e relevância, pois o conhecimento assimilado será utilizado em suas atribuições cotidianas na Polícia Civil do Tocantins. “Esse curso me proporcionou um aprendizado e qualificação muito importantes na minha vida profissional. Contudo, além dos conhecimentos obtidos durante as aulas, tive a oportunidade de promover a integração com membros de outras  forças estaduais e federais”, disse Wanderson.

Wanderson destaca ainda que além da carteira de habilitação de órgão público, disponibilizada após a conclusão do curso, foi possível, em decorrência do ótimo aproveitamento, solicitar a equivalência da carteira de navegação “Arrais Amador”. “Está última, me dá o direito de pilotar as mesmas embarcações, porém em caráter privado/particular.”, concluiu o policial civil do Tocantins.

(Secretaria da Segurança Pública – SSP TO)

COMENTÁRIOS