Para marcar a semana do aniversário foi preparada uma agenda comemorativa com programação voltada para a população
Publicado por Dema de Oliveira
A Guarda Municipal de Imperatriz (GMI) completou dois anos de atividades neste domingo (20). E para marcar a semana do aniversário, foi preparada uma agenda comemorativa com programação voltada para a população. Desde a sua fundação a corporação vem ampliando o serviço prestado aos imperatrizenses.
Abertura oficial da semana de aniversário da GMI se dará nesta segunda-feira (21), com a cerimônia de hasteamento dos pavilhões: nacional, estadual e municipal, com as presenças de autoridades civis, militares e eclesiásticas, a partir das 8h. As comemorações seguem até quinta-feira (24), e terá como palco o quartel da GMI, localizado na Rua Bahia, 706, Centro da cidade.
Na sexta-feira (25) haverá uma programação especial para fechar a semana que marca o aniversário da corporação.
De 28 de março ao dia primeiro de abril, das 10h às 21h, acontecerá a Exposição da Guarda Municipal, no Shopping Imperial. Também haverá palestras cujo tema será sobre droga, nas escolas Eliza Nunes e Madalena de Canossa.
Histórico da Guarda Municipal
A Lei Municipal 1.694, de 24 de novembro de 2017, criou a Guarda Municipal de Imperatriz. Por meio de concurso público foram selecionados os servidores, que preencheram 81 vagas. Após realizado o processo seletivo, foram selecionados 58 homens e 23 mulheres. Após passarem por várias etapas de treinamentos, no dia 20 de março de 2020, os GMIs foram para as ruas, iniciando assim as atividades da corporação, marcando o início das atividades.
Importante ressaltar que a Guarda possui armamentos letais e não letais.
Letais: são compostos por pistolas calibre 380 ACP, espingardas de repetição calibre 12, carabinas CTT ponto 40.
Não letais: armas elétricas sparks e espargidores de spray de pimenta, além de coletes, escudos e capacetes balísticos, viaturas distribuídas entre veículos e motocicletas, entre outros equipamentos de segurança.
São princípios mínimos de atuação da Guarda Municipal de Imperatriz:
Proteção dos direitos humanos fundamentais; do exercício da cidadania e das liberdades públicas; preservação da vida; redução do sofrimento e diminuição das perdas; patrulhamento preventivo; hierarquia; disciplina; moral; ética; compromisso com evolução social da comunidade; uso progressivo da força.
Além de todas essas atribuições, a GMI tem poder de polícia e tem auxiliado constantemente as demais forças de segurança da cidade, com diversas demandas.
A GMI foi a primeira Guarda Municipal do Brasil a nascer armada, com armamento elétrico e de fogo, com autorização do Exército Brasileiro e da Polícia Federal.
O primeiro comandante da GMI, foi José Ribeiro de Oliveira, que destacou a consolidação da instituição e o conceito da sociedade imperatrizense.
Editado por Arimateia Jr.