Governador Flávio Dino parabeniza Gilberto Pastana, novo arcebispo de São Luís, e homenageia Dom Belisário com a Medalha dos Timbiras
19/07/2021 17:17 em Variedades

O governador Flávio Dino esteve neste domingo (18) no Parque São João Paulo II, na celebração eucarística que apresentou o novo arcebispo metropolitano de São Luís, Dom Gilberto Pastana. Na ocasião, Dom Belisário, o bispo anterior - que renunciou ao cargo por causa da idade -, recebeu a Medalha dos Timbiras, condecoração máxima do Estado do Maranhão.

“Nós valorizamos muito a presença de todas as religiões em nosso estado porque eles nos ajudam no trabalho social. E, também, evidentemente, na sua missão específica, própria, do trabalho religioso, organizada muito fortemente em nosso estado. E, especialmente, nesse momento de troca do arcebispo de São Luís. E, por isso, resolvemos fazer essa homenagem, para registrar o nosso agradecimento ao cidadão e líder religioso, Dom Belisário, ao mesmo tempo em que saudamos a presença do Dom Gilberto. Tenho certeza que a marca do diálogo entre a igreja e a política pública irá continuar, é isso que nós buscamos”, declarou o governador durante o evento.

Paraense de Boim, Dom Gilberto nasceu em 29 de julho de 1956. Estudou Filosofia na Universidade Federal do Pará e no Instituto de Pastoral Regional (Ipar), onde também cursou Teologia. Sua ordenação sacerdotal ocorreu em 27 de julho de 1985, na paróquia Cristo Libertador de Santarém (PA). Dom Gilberto Pastana Oliveira é mestre em Teologia Espiritual pela Faculdade Teresianum, em Roma. Nos anos 2000, foi nomeado bispo em Imperatriz.

“Estar de volta é matar a saudade, tanto da ovelha quanto do pastor. Estou muito feliz, porque tem um grande número de diocesanos de Imperatriz que vieram me acolher. Na verdade, nós nunca perdemos esse contato, pois as redes sociais nos ajudam nisso, mas é muito gratificante vê-los aqui, pois passei 11 anos em Imperatriz, então é o sentimento de voltar a conviver com o rebanho que já tomei conta”, disse o novo bispo de São Luís.

Homenagem

Dom José Belisário da Silva nasceu em Carmópolis (MG), em 4 de agosto de 1945 , filho de Geraldo Franklin da Silva e Ester Francisca da Silva. Religioso franciscano da Ordem dos Frades Menores desde 1963, foi ordenado sacerdote 1969. Cursou Filosofia no Convento São Boaventura, em Daltro Filho (RS), e graduou-se na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Divinópolis (MG). Concluiu Teologia no Instituto Central de Filosofia e Teologia da Universidade Católica de Minas Gerais. Exerceu várias funções nas paróquias de Minas Gerais e também na congregação, por 30 anos, como professor, reitor, administrador e redator de revista. Foi nomeado bispo de Bacabal em dezembro de 1999. Em 2005, foi nomeado arcebispo de São Luís pelo Papa Bento XVI. Tomou posse no dia 19 de novembro daquele ano. Recebeu ainda os títulos de Cidadão Ludovicense, em 2015, e de Cidadão Maranhense, 2016.

“Quando a gente olha pra trás, a gente fala que o caminho percorrido foi um pouco longo. Mas, ao olhar pra frente, vemos que resta muita coisa para fazer. Então, a vida é assim, quanto mais você caminha, mais o ideal vai lá pra frente. Quanto a homenagem do Estado, eu não esperava, agradeço muito essa homenagem, recebo de coração aberto, agradeço muito ao governador Flávio Dino e ao povo do Maranhão”, disse Dom Belisário.

COMENTÁRIOS