Programa Mais Reintegração: Unidade Penal recebe ação de saúde voltada a custodiados
25/06/2021 20:52 em Política

Release: Durante a ação foram feitos 221 atendimentos com testes rápidos para detecção de doenças

 

 

 

Márcia Rosa/Governo do Tocantins 

Unidades Penais do Estado do Tocantins recebem ações de saúde por meio da parceria entre a Secretaria do Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) com as Secretarias de Saúde dos municípios. As atividades integram o Programa Mais Reintegração implantado pela Superintendência de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional, que estabelece relações com os municípios para fomentar a promoção da saúde da população carcerária e de servidores.

Na quinta-feira, 24, na Unidade Penal de Paraíso, foram realizadas triagens em 221 custodiados com a atuação de 11 profissionais de saúde da Unidade e 15 policiais penais. Durante a ação foram realizadas aferição de temperatura, pressão arterial, pesagem, glicemia capilar e testes rápidos para a detecção de HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C. Já na segunda etapa, prevista para a segunda semana de julho, vão ocorrer os atendimentos médicos mediante triagem feita.

O chefe da Unidade Penal de Paraíso, Leandro de Sá, destacou que o fomento às boas práticas deve ser sempre executado para preservar a saúde de todos. “As políticas de assistência devem ser buscadas para o Sistema Penal e a saúde, sendo uma das mais importantes, deve ser observada com cuidado pois reflete nos demais campos da custódia e da execução da pena”, concluiu. 

Para o prefeito de Paraíso, Celso Morais, momentos como esse são a continuação de um trabalho de prevenção. “A gestão municipal de Paraíso é parceira da Unidade Penal em todos os atendimentos. Agradecemos a equipe da Unidade e nos colocamos à disposição para validar ações em prol da saúde da comunidade carcerária”, acrescentou o prefeito.

Segundo o custodiado, E. A. S., "receber estes atendimentos nos mostra que o Sistema tem olhado para a nossa saúde e esse tipo de ação traz alívio porque todos passam por atendimento periódico”, concluiu.

Outras Unidades

Além da Unidade Penal de Paraíso, durante a semana o Programa Mais Reintegração também tem levado ações pontuais de saúde aos servidores e custodiados das Unidades Penais de Arraias, Ananás, Guaraí, Taguatinga e Colmeia.

(Edição: Maria Gabriela/Governo do Tocantins)

COMENTÁRIOS