Evento tem como tema “Lições aprendidas durante a pandemia de Covid-19. O que podemos fazer a mais?”
Aldenes Lima/Governo do Tocantins
Com o objetivo de ampliar o compartilhamento de saberes e práticas destinados a transpor as barreiras impostas pela Covid-19 aos Bancos de Leite Humano no mundo, acontece nos dias 17, 18 e 19 de maio o Fórum de Cooperação Técnica Internacional sobre Doação de Leite Humano, com o tema “Lições aprendidas durante a pandemia de Covid-19. O que podemos fazer a mais?”.
O evento conta com a presença de profissionais da saúde, estudantes, doadoras, cidadãos e cidadãs, Ministérios/Secretarias de Saúde de 30 Países e dos cinco continentes, organizações não governamentais e da Organização Pan-americana da Saúde/OMS.
Segundo a nutricionista e coordenadora do Banco de Leite Humano do Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos, Walkíria Pinheiro, “o Tocantins estará representado no Fórum Internacional da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, onde será apresentado um vídeo sobre a Rede Tocantinense de Bancos de Leite e Postos de Coleta, com depoimentos de doadoras e profissionais que realizam este trabalho em prol desta causa de amor que salva vidas”, destacou.
O Fórum se encerra no Dia Mundial de Doação de Leite Materno, celebrado todo dia 19 de maio. “Em 2021 completa 11 anos de mobilização social em favor de um dia oficial de luta pelo aleitamento materno e temos a felicidade de mesmo em meio a uma pandemia, manter nossa rotina e este trabalho onde o amor tem vencido os desafios e nos mantido junto com nossas doadoras e beneficiados, mesmo que à distância”, enfatizou Walkíria.
A doação de leite materno é importante para a vida do bebê que necessita ser alimentado e a amamentação em si é a melhor forma de manter o vínculo entre mãe e bebê. “A doação de leite materno traz esperança a quem precisa e, por ter tido um RN que precisou e recebeu a doação de leite, sou muito grata a todas as mães que realizam este ato de amor”, afirmou a agora doadora, Nara Cássia Azevedo.
O Fórum
Para mais informações sobre o Fórum, basta acessar o link https://rblh.fiocruz.br/forum-de-cooperacion-tecnica-internacional-forum-de-cooperacion-tecnica-internacional-international.
Como ser doadora no Tocantins
Toda mulher que amamenta e ver que após alimentar os seu bebê, ainda tem leite no peito, pode retirar esta sobra e doar a um dos Bancos de Leite Humano, localizados em Palmas (Hospital e Maternidade Dona Regina), Araguaína (Hospital Dom Orione) e Gurupi (Hospital Regional de Gurupi) ou ainda nos pontos de coletas, localizados em Porto Nacional (Hospital Materno Infantil Tia Dedé) e Paraíso do Tocantins (Hospital Regional de Paraíso).
Mais informações no Disque Amamentação, no 0800-64 68 283.