Entrega do troféu ‘Hilda Rocha Cortez’ em homenagem às mães de Imperatriz ocorrerá dia 13
08/05/2021 11:05 em Política

Foi anunciado pela mesa diretora que a homenagem ao dia das mães será na próxima quinta-feira, dia 13 de maio

 

Sidney Rodrigues – ASSIMP 

Fotos – Fábio Barbosa 

 

Em sessão solene, ocorre na próxima quinta-feira (13), a entrega da Comenda “Hilda Rocha Cortez”, primeira mulher a exercer o cargo de vereadora em Imperatriz. O presidente da Câmara Municipal, Alberto Sousa (PDT), destaca a importância da honraria, que é conferida a Mães com atuações nas mais diversas áreas, que tenham contribuído de alguma forma para o engrandecimento de Imperatriz. 

 

Celebrar o Dia das Mães é reconhecer a importância das mulheres que doam suas vidas, para que seus filhos e filhas cresçam com dignidade. É uma data especial que não pode passar em branco e ganha novo significado em tempos de pandemia. Sentimentos como o respeito, admiração, carinho e o amor, são potencializados quando não se está por perto e afastamento social não precisa ser isolamento emocional.  

 

Por isso, este ano, seguindo os protocolos de combate ao coronavírus, cada vereador terá o direito de indicar 01 homenageada, que será acompanhada de 01 convidado (a). 

           

 É mais um ato da Câmara Municipal de Imperatriz que homenageia as mulheres, mantenedoras que buscam sempre o melhor para seus rebentos.  

 

As agraciadas levarão simbolicamente os cumprimentos dos parlamentares pelo mês das mães a todas as outras imperatrizenses.  

 

Comenda Hilda Rocha Cortez  

Foi criada em 2015 através de projeto de autoria do então Presidente da Casa, José Carlos Soares. Hilda Rocha Cortez foi a primeira mulher a ocupar o cargo de vereadora em Imperatriz, em 31 de janeiro de 1955 e pioneira na política imperatrizense. Foi casada com Pio Lima e Silva (in memorian). Dona Hilda participou de várias entregas, mas faleceu ano passado (2020), aos 86 anos, deixando um legado que evidencia a importância feminina no Parlamento, na cidade e no estado, onde ela quebrou preconceitos e barreiras há mais de 60 anos, mostrando que a mulher precisava ter seu espaço respeitado na política e em todos os seguimentos da sociedade. 

 

COMENTÁRIOS