Devido crescente violência em Tocantinópolis, nova unidade de Polícia Civil é solicitada
07/05/2021 00:24 em Política

Em requerimento apresentado na sessão matutina da quarta-feira, 5, o deputado Fabion Gomes (PL) solicitou com urgência a criação de uma nova unidade de Polícia Civil, de Referência II, no município de Tocantinópolis.

 

Conforme o parlamentar, o que mais pesa nesse momento no município é a ação de grupos criminosos que estão marcando jovens para morrer.



Segundo o deputado, dentro em um prazo de três meses 16 jovens marcados pelos criminosos sete já foram assassinados na cidade. A solicitação de Fabion é endereçada ao governador Mauro Carlesse (PSL) e à Secretaria Estadual de Segurança Pública.



A unidade, conforme o parlamentar, deverá ser composta por um delegado de polícia, um escrivão e três agentes de Polícia Civil para em conjunto com a 20ª Delegacia atender satisfatoriamente a população daquela cidade do norte do Tocantins.



Diante da criminalidade e imensa sobrecarga da 20ª Delegacia, com cerca de 550 inquéritos, diversos Boletins de Ocorrência e outros processos, o requerente justifica a necessidade da criação da nova unidade de polícia.



“Destaco que a nova unidade policial não onera os cofres do Estado, pois a estrutura da 20ª Delegacia comporta o funcionamento das duas instituições de polícia, sem prejudicar o desenvolvimentos dos referidos trabalhos”, justificou.



O parlamentar mencionou também que existem três cidades no Estado com população menores que Tocantinópolis que possuem duas delegacias. E conforme ele, “enquanto Tocantinópolis, que possui a 9ª posição populacional no Estado tem apenas uma delegacia de polícia, todas as cidades com população superior possuem pelo menos duas delegacias”.

 

assunto foi debatido por Fabion com Carlesse na tarde da quarta-feira.

Devido a relevância da proposta, o requerimento foi subscrito pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Antônio Andrade (PTB), e pela deputada Vanda Monteiro (PSL).

Elpídio Lopes
Foto: Clayton Cristus

COMENTÁRIOS