Embraer C-390 aparecerá na sequência de Velozes & Furiosos
15/04/2021 18:36 em Variedades

Avião brasileiro foi inserido digitalmente em uma das sequências de ação do filme

Uma das sagas mais conhecidas pelos amantes de carros contará com uma participação especial do Embraer C-390 Millennium. O avião brasileiro aparece no trailer do filme Velozes e Furiosos 9. Ainda que o avião não tenha participado de forma real, sendo recriado em computador para uma sequência eletrizante, chama atenção a presença da aeronave na saga.

 

O avião designado como C-390 foi criado pela Embraer para atender a demanda de transporte tático e logístico, assim como oferecer em algumas versões a opção de reabastecimento em voo. No trailer o jato brasileiro aparece em 3:05, transportado em cima da sua fuselagem um veículo fictício usado pelos personagens do novo filme.

 

Outras aeronaves cargueiras, como o Antonov An-124 e o Boeing C-17 Globemaster III também já estrelaram em outros filmes da franquia, com cenas onde carros também são lançados durante o voo como parte das cenas recheadas de muita ação.

 

O projeto ainda contou com parcerias de Portugal, Argentina e República Tcheca para a produção de diferentes componentes da aeronave como os flaps, leme, entre outros.

Atualmente quatro aeronaves já foram entregues para a Força Aérea Brasileira, que receberam a designação KC 390 Millennium, com a opção de serem instalados kits para reabastecimento em voo.

 

O cargueiro tem desempenhado o transporte de oxigênio e insumos médios para diversos estados brasileiros para dar apoio ao enfrentamento da pandemia do coronavírus.

 

A aeronave também obteve alguns importantes contratos no exterior, com vendas para Portugal e Hungria. Recentemente o avião concluiu o processo qualificação de reabastecimento em voo entre dois KC-390, avançando no desenvolvimento do programa que ainda deverá adicionar novas capacidades ao projeto.

 

Em janeiro o KC-390 chegou a realizar exercícios operacionais nos Estados Unidos, ao lado dos C-17 e C-130 operados pela força aérea norte-americana (Usaf, na sigla em inglês).

 

Por Gabriel Benevides

Publicado em 15 de Abril de 2021 

COMENTÁRIOS