No Brasil são 162.022 bolsas integrais e as inscrições seguem até sexta-feira
Na última terça-feira (12), foram abertas as inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni 2021), que seguem até às 23h59 da sexta-feira (15), com 162.022 bolsas ofertadas em todo o Brasil para a primeira seleção de 2021. No Maranhão, estão sendo oferecidas no total 5.931 bolsas, entre 1.320 integrais e 4.608 parciais. Em Imperatriz, o candidato às vagas pode optar por 42 diferentes cursos para concorrer às bolsas.
A faculdade Facimp, uma das instituições que é aderente ao programa, oferece mais de 200 vagas totais na cidade, entre bolsas integrais e parciais, distribuídas por 26 cursos da instituição. Para ter mais informações, o candidato deve acessar: https://prounialuno.mec.gov.br/consulta/publica/opcao/1/tipo/2 e escrever no campo de busca o nome da instituição.
A seleção do Prouni nesse primeiro semestre de 2021 se baseará nas notas do Enem 2019, por conta do adiamento, devido à pandemia, do Enem 2020. Com isso, as notas desta edição serão divulgadas no fim de março.
Segundo o calendário divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), o resultado da primeira chamada sai no dia 19 de janeiro e da segunda chamada, no dia 1º de fevereiro.
Inscrições
O período de inscrições começou dia 12 e vai até 15 de janeiro pelo site do Prouni - http://prouniportal.mec.gov.br/. É possível escolher até duas opções de instituição, curso e turno.
Podem concorrer
· Quem cursou o ensino médio completo na rede pública;
· Quem foi bolsista integral em escolas particulares durante todo o ensino médio;
· Quem tem alguma deficiência;
· Quem é professor da rede pública de ensino, na educação básica.
· Para bolsas integrais, quem tem renda per capita de até 1,5 salários mínimos e, para bolsas parciais, até 3,0 salários mínimos.
O que é o Prouni
É um programa do Ministério da Educação, criado pelo Governo Federal em 2004, que oferece bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior.
Assessoria de Imprensa - Facimp