Servidores do Detran são presos por fraude de dados e posse ilegal de armas
12/11/2020 23:23 em Policial

Na casa de um dos servidores foram apreendidas diversas armas e munições ilegais

 

Em Imperatriz, a Polícia Civil – PC MA prendeu o vice-presidente dos servidores do Departamento de Trânsito do Maranhão – Detran/MA, juntamente com outros dois servidores e um despachante. Eles são suspeitos de integrar um esquema criminoso envolvendo fraudes no sistema de dados do órgão.

 

Durante a operação de prisão dos investigados, a polícia constatou que um dos servidores que atuava como dirigente sindical, estava inserindo ilegalmente informações na base de dados do Detran, após a averiguação a polícia efetuou a prisão em flagrante.

Na casa de um outro servidor foram apreendidas diversas armas e munições ilegais.

 

O caso é investigado desde 2019 pela Polícia Civil, com a colaboração do Detran e apoio do Departamento de Combate a Crimes Tecnológicos da PC. Em prosseguimento às investigações, foram usados os dados rastreados, senhas e IPs fornecidos pelo próprio Detran no objetivo de detectar irregularidades no sistema.

 

Um dos principais indicativos apontados pela polícia foi o fato de que a inserção de dados no sistema era feita em horários fora do expediente dos servidores. Além disso ainda durante primeiros meses da pandemia quando o órgão não estava com as atividades suspensas, estes servidores estavam acessando o sistema sem autorização.

 

O vice-diretor sindical é o suspeito de entrar no sistema com mais frequência para inserir informações fraudulentas e, segundo a polícia, o suspeito se envolveu no esquema provavelmente por crer que o cargo sindical acobertaria as ações criminosas. No momento da prisão em flagrante, ele estava inserindo os dados de uma habilitação que já foi cancelada.

Além do dirigente do sindicato e os outros dois servidores, um despachante da Cidade de João Lisboa, que atuava em Imperatriz, que seria o facilitador das ações criminosas, fazendo a conexão entre os usuários e os servidores.

 

COMENTÁRIOS