De 1º a 30 de novembro, deste ano, vai ser realizada a II Etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa no Maranhão. A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA) já está realizando ações de fiscalização nas revendas de vacina para assegurar a qualidade da imunização nesta etapa da campanha.
Todos os criadores de gado bovino e bubalino na faixa etária de 0 a 2 anos deverão vacinar seus animais contra a febre aftosa, cuja dose será de 2 ml.
Após a imunização dos animais, o produtor deve comprovar a vacinação nos escritórios da AGED onde a sua propriedade está cadastrada. A comprovação nos escritórios da AGED pode ser presencialmente por agendamento ou online bastando seguir as orientações no site da Agência acessando www.aged.ma.gov.br
A AGED informa que os criadores que não têm rebanho nesta faixa etária deverão comparecer aos escritórios para atualizar seus rebanhos.
Como o Maranhão ainda vive no contexto da pandemia de Covid-19, todos os protocolos de saúde expedidos pelas autoridades devem ser observados a fim de evitarmos aglomerações nos escritórios, preservando assim a saúde dos criadores, servidores e colaboradores. Dentre os protocolos podemos citar o distanciamento entre as pessoas, higienizar bem as mãos com água e sabão, fazer uso de máscaras e de álcool em gel.
Os protocolos sanitários também deverão ser seguidos para o manejo dos animais, com a realização da limpeza antes e depois de superfícies e equipamentos usados na vacinação; manter a temperatura da vacina entre 2° a 8°, dentre outros.
A perspectiva para esta etapa da campanha é vacinar 2.862.153 bovinos e bubalinos com idade até 2 anos, de acordo com o rebanho cadastrado na Agência.