Com o objetivo de impulsionar as indústrias locais, a Diretora de Indústria, Comércio e Serviços, Geanny Pinheiro e a Gerente de Assistência às Microempresas, Priscilla de Freitas visitaram a sede da empresa Kokar Tintas, onde foram recebidas pelos diretores Edson Alves e Wanderlei Cicheleiro, na manhã desta sexta, 16.
A empresa foi inaugurada em 2015, e durante os últimos 05 anos tem alcançado um ritmo acelerado de crescimento, tanto que o plano de desenvolvimento proposto para 10 anos foi atingido no terceiro ano de existência da mesma. A fábrica, que é genuinamente tocantinense, é uma das 38 que possuem o certificado de qualidade da Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati), selo que garante que o produto vendido atende a todas as exigências do mercado.
Atualmente a Kokar emprega cerca de 80 funcionários diretos e conta com um leque de 1.800 produtos entre tintas, vernizes e outros. Com uma produção de 80 toneladas atende a 10 estados da federação, mas seu maior volume de vendas é no mercado interno do Tocantins.
Mesmo em meio a atual crise, a empresa viu sua demanda avançar e a previsão dos diretores é de que se mantenha em evolução até o primeiro trimestre de 2021, de acordo com o Diretor Edson Alves. “Tivemos que nos readequar nesse período, mas a produtividade cresceu ainda mais nos últimos meses, nossa expectativa é de que assim permaneça até o início do ano que vem”, apontou.
A fabricante já é beneficiária de um dos programas de incentivo fiscal do Governo, o Proindústria, mas atualmente está planejando uma expansão para aumentar sua linha de produção e o espaço físico, que tem ficado pequeno para o volume produzido. “Hoje precisamos fazer um aporte de R$ 20 milhões de reais em investimentos para a compra de uma área de 200 mil m² para aumentar nossa planta e consequentemente a fabricação de nossos produtos e para isso estamos contando novamente o apoio do Estado”, afirmou o diretor, Wanderlei Cichelero.
A Diretora de Indústria, Comércio e Serviços, Geanny Pinheiro, que na ocasião representou o titular da Sics, Tom Lyra, apresentou as possibilidades de apoio por meio da Sala de Suporte Empresarial e verificou as necessidades da empresa para expansão. Ainda na ocasião, explanou sobre o projeto Tocantins + Consciente, que trata a importância da manutenção dos protocolos de segurança sanitária, seguindo as orientações do Governador Mauro Carlesse.
“Para garantir que as empresas locais tenham mais competitividade e possam alcançar novos mercados o secretário Tom Lyra, tem trabalhado na aproximação com esses empresários, abrindo as portas da Sics para prestar todo o suporte necessário a esses negócios, nosso objetivo é o desenvolvimento desses empreendimentos e a geração de emprego e renda para todos os tocantinenses”, concluiu.
Nayna Peres / Governo do Tocantins